A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou a criticar, nesta segunda-feira (22), o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), pré-candidato ao Governo do Ceará. As críticas têm sido frequentes desde que o PL Ceará iniciou as tratativas para apoiar Ciro na disputa eleitoral no Estado. A aliança foi confirmada em maio.
“Nunca foi ‘para tirar o PT’, e sim por projetos de poder“, escreveu a ex-primeira-dama nos stories. Junto com a declaração, ela compartilhou print de entrevista de Ciro Gomes à revista Veja, na qual ele declara: “Os dois são iguais”, ao citar o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ela publicou ainda um segundo stories, em que coloca um emoji com cara de desconfiada reagindo a outra fala do ex-ministro, em que ele diz que “apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão”.
A Fazenda São Francisco, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, pertence à família do produtor rural Moisés Maia desde os tempos do Brasil Império.
Após o solo da propriedade receber os mais variados plantios agrícolas, hoje é a vez de vacas-leiteiras ocuparem o espaço, dando milhões de litros de leite por ano e adotando o uso de tecnologia de ponta para a ordenha.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, Moisés Maia explica como funciona o rebanho de gado na fazenda, iniciado no começo dos anos 2000 em substituição às lavouras de arroz.
“Vi no leite uma atividade com muito futuro. É um alimento essencial, e nas pesquisas de mercado, era algo que seria muito precisado. Acho que fiz a escolha certa no momento certo, leite foi e sempre será um bom negócio. Criei meus filhos às custas do que produzo, e não tenho outra renda a não ser leite”, observa o produtor.
Sem contato humano e IA para ordenha das vacas
O gado de Moisés é criado em área delimitada, onde fica boa parte do dia em uma área coberta do sol e da chuva, com ventiladores para conforto térmico, alimentação e hidratação balanceadas.
“Conforto térmico ajuda demais. A ordenheira é emborrachada, e a vaca relaxa na hora de soltar o leite. Aumentou dois litros de leite por vaca só com o emborrachamento”, afirma.
O rebanho do produtor rural tem aproximadamente 200 animais, produzindo 28 litros de leite diariamente, em volume pode ser maior em algumas épocas do ano.
Com isso, a Fazenda São Francisco pode ultrapassar os 2 milhões de litros de leite produzidos anualmente. Segundo Moisés, toda a produção é vendida para a Alvoar Lácteos, dona de marcas de laticínios como Betânia e Camponesa e com sede em Morada Nova, também no Vale do Jaguaribe cearense.
O deputado estadual Francisco acompanhou, nesta terça-feira (23), a governadora Fátima Bezerra em uma série de agendas administrativas na região do Seridó, que contemplaram investimentos em saúde, educação, habitação e infraestrutura.
A primeira atividade ocorreu em Currais Novos, com a inauguração da reforma do centro cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, importante equipamento de referência para toda a região. Em seguida, a comitiva visitou o residencial em construção que contará com 100 novas unidades habitacionais, ampliando o acesso à moradia digna no município.
A Prefeitura de Timbaúba dos Batistas alcançou um importante reconhecimento na gestão pública ao conquistar o 1º lugar no Rio Grande do Norte no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público Brasileiro (SICONFI), elaborado pelo Tesouro Nacional.
De acordo com o Relatório de Desempenho Municipal referente ao ciclo de 2025, o município obteve a Nota A, atingindo 188,26 pontos, o equivalente a 96,54% de acertos, o melhor resultado entre os 167 municípios potiguares avaliados.
O desempenho reforça a evolução da gestão municipal, que já havia alcançado um excelente índice em 2024, quando registrou 91,60% de acertos. Com o novo resultado, Timbaúba dos Batistas avançou 4,94 pontos percentuais, consolidando-se como referência estadual em transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis.
Outro dado que evidencia a relevância da conquista é que apenas seis municípios do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a Nota A no ranking do Tesouro Nacional. No cenário brasileiro, Timbaúba dos Batistas aparece na 480ª colocação nacional, resultado expressivo diante do universo de municípios avaliados.
O ranking do SICONFI mede a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos ao Tesouro Nacional. Uma boa avaliação demonstra compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas de gestão fiscal.
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) manteve, por unanimidade, a condenação da fabricante de colchões Ortobom ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos em uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho por discriminação contra mulheres na promoção a cargos de chefia.
A ação teve origem na unidade da empresa em Arapongas, no Paraná. A condenação já havia sido imposta pelo tribunal regional, mas a empresa recorreu ao TST. O caso foi analisado na terceira turma da Corte Superior no último dia 10 de junho. Ao votar pela manutenção da decisão, o relator do caso, ministro Alberto Balazeiro, destacou que todos os 22 cargos de gerência e os dois cargos de subgerência da unidade eram ocupados por homens.
Segundo o ministro, embora os números, isoladamente, não configurem prova absoluta de discriminação, eles impõem à empresa o dever de apresentar justificativas objetivas para a ausência de mulheres nos postos de comando. O que não foi feito.
“Há a ausência completa de mulheres em posições gerenciais sem explicação objetiva plausível, em cenário no qual se esperaria diversidade compatível com a presença feminina na força de trabalho e com os deveres de igualdade material impostos pelo sistema jurídico”, afirmou o ministro relator.
Durante o processo, a defesa apresentou testemunhas que afirmaram não ter conhecimento de práticas discriminatórias na empresa. Para o relator, no entanto, esse tipo de depoimento não foi suficiente para afastar a acusação.
“O desconhecimento de atos discriminatórios diretos não afasta, por si só, a existência de uma estrutura de promoção que, na prática, impede ou dificulta a ascensão profissional das mulheres”, registrou o ministro. Segundo ele, a prova testemunhal deveria ter buscado demonstrar os critérios objetivos utilizados pela empresa para a escolha de gestores.
Para Balazeiro, a empresa não conseguiu comprovar de forma verificável os parâmetros adotados para promoções, o que reforça a conclusão de que houve discriminação indireta.
“Ganha relevo a exigência de demonstração objetiva dos critérios utilizados pela empresa. Não tendo se desincumbido desse ônus, subsiste a conclusão de que houve prática discriminatória indireta, incompatível com o bloco normativo nacional e internacional de promoção da igualdade entre homens e mulheres”, afirmou.
Durante o julgamento, o ministro Maurício Godinho Delgado também defendeu a manutenção da condenação e classificou os dados apresentados no processo como evidência de uma igualdade de genro.
“A estatística aqui é uma prova incontestável de uma discriminação estrutural, ambiental. Está na cultura. Não se consegue ver competência nas mulheres. As mulheres comandam famílias há milênios, então, se há algo que elas sabem fazer, é gerenciar microssociedades”, disse.
A defesa da Ortobom sustentou que a punição é desproporcional e baseada apenas em indícios. Segundo a advogada empresa, a denúncia que deu origem à ação resultou em diversos procedimentos investigatórios, inclusive em diferentes unidades da Ortobom, que acabaram arquivados, o que demonstraria a inexistência de um viés discriminatório corporativo.
A empresa também argumentou que não há provas diretas de discriminação e que a condenação se baseou exclusivamente em dados estatísticos relativos à composição dos cargos de liderança da unidade de Arapongas.
Paraíba– O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, afirmou que já definiu grande parte do grupo político que pretende apoiar nas eleições de 2026 e revelou que o entendimento com o ex- governador e pré-candidato ao Senado João Azevêdo para uma das vagas ao Senado está próximo de ser oficializado.
Em entrevista ao Polêmica Paraíba, Henry comparou a montagem das alianças políticas à tradicional coleção de figurinhas da Copa do Mundo. Segundo ele, o “álbum” de apoios está cerca de 80% completo.
Definição de apoios para 2026
De acordo com o gestor, Santa Luzia deverá apoiar Lucas Ribeiro para o Governo do Estado, Nabor Wanderley para primeira vaga no Senado, Hugo Motta para deputado federal e o ex-prefeito Zezé para deputado estadual.
“Santa Luzia vai votar com Lucas, vai votar com Nabor para senador, vai votar com Hugo Motta para federal e vai votar com Zezé, o eterno prefeito de Santa Luzia, para deputado estadual, para o Vale do Sabugi ter novamente um filho da terra eleito deputado estadual”, declarou.
Os torcedores de ABC e América entraram no mata-mata da Série D carregando uma dúvida que já começa a mexer com os admiradores dos clubes: os dois rivais podem conquistar juntos o acesso para a Série C de 2027? Pela nova fórmula da competição, a resposta é sim. Mas, para isso, os clubes terão de atravessar um caminho longo, com quatro fases eliminatórias antes do ponto decisivo da disputa.
A Série D deste ano passou a ser disputada por 96 clubes, divididos em 16 grupos com seis equipes. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase, iniciando o primeiro mata-mata com 64 participantes. A partir daí, todos os confrontos são em jogos de ida e volta. No caso de ABC e América, integrantes do Grupo A-8, não existe possibilidade de o clássico se repetir logo nas primeiras etapas eliminatórias, já que os cruzamentos separam os classificados da mesma chave.
Se confirmarem a vantagem nos jogos do próximo final de semana, contra Altos e Fluminense-PI, respectivamente, ABC e América ainda terão pela frente a terceira fase e as oitavas de final. Somente depois disso chegarão às quartas, fase que ganhou peso no novo regulamento. Quem vencer nas quartas garante automaticamente o acesso para a Série C. Quem perder ainda terá uma segunda chance no playoff, que reunirá os quatro eliminados para definir mais duas vagas e completar a lista dos seis novos integrantes da Série C na próxima temporada.
Esse detalhe na nova fórmula de disputa é o que torna possível o sonho duplo. ABC e América podem subir juntos de duas formas. A primeira, mais direta, ocorre se ambos chegarem às quartas de final e vencerem seus confrontos. Nesse caso, os dois estariam entre os semifinalistas e carimbariam o retorno do futebol potiguar à Série C com força máxima. A segunda possibilidade é mais sofrida: caso um deles perca nas quartas, ainda poderá buscar o acesso no playoff de consolação. Até mesmo se os dois forem derrotados nas quartas, ainda haverá chance de ambos subirem, desde que não se enfrentem no cruzamento decisivo.
Como mostram as projeções, o clássico só pode voltar a acontecer em um estágio avançado da competição. Antes das quartas, o regulamento impede um reencontro entre clubes que vieram do mesmo grupo. A partir das quartas, dependendo da composição das chaves e da campanha acumulada, ABC e América podem voltar a se enfrentar. Se isso ocorrer nas quartas, um deles garante o acesso direto e o outro ainda poderá buscar a vaga extra no playoff. Se o reencontro ficar para a semifinal ou para a final, os dois já estarão garantidos na Série C.
ABC e América não dependem da queda do rival para subir. Secar a campanha do principal adversário será apenas um hábito mantido pelos torcedores, mas sem impacto real no caminho das equipes. O essencial é que ambos podem transformar a Série D de 2026 em uma jornada histórica para o futebol potiguar.
O acesso conjunto vai exigir regularidade, força mental e capacidade de decisão dos dois elencos. Os maiores clubes do estado têm a oportunidade de recolocar o futebol do RN em um novo patamar no cenário nacional, fazendo da atual temporada o ponto de partida para a reação tão sonhada por alvinegros e alvirrubros.
Empresário Marcello Brunno Moreno, apontado como principal alvo da Operação Emirados, deflagrada pelo Ministério Público do RN e pela Polícia Civil, teve prisão decretada no âmbito de uma investigação que apura suspeita de lavagem de dinheiro
Crédito da foto: PCRNPolícia Civil do Rio Grande do Norte
Por Novo Notícias
O empresário Marcello Brunno Moreno, apontado como principal alvo da Operação “Emirados”, deflagrada pelo Ministério Público do RN (MPRN) e pela Polícia Civil, teve prisão decretada no âmbito de uma investigação que apura suspeita de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e movimentação irregular de quase R$ 73 milhões na Grande Natal.
Segundo a investigação, Marcello Brunno Moreno é ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora e teria exercido, de forma não formalizada, o controle de um conjunto de empresas usadas, segundo os investigadores, para movimentação financeira e possível ocultação de patrimônio.
As apurações apontam ainda a existência de empresas consideradas de fachada, incluindo postos de combustíveis, distribuidoras e outros negócios, que seriam utilizados para circular valores fora da contabilidade oficial.
Durante a operação, a Polícia Civil divulgou vídeos e imagens da ação, que mostram o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diferentes municípios da Grande Natal, incluindo Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.
No material divulgado, também aparecem registros das equipes em campo, apreensão de documentos, equipamentos eletrônicos e valores em espécie encontrados durante as diligências. Na residência do investigado, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em dinheiro, além de dólares, euros, joias, celulares e computadores.
Foto: Divulgação/PCRN
A operação também determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens, segundo informações das autoridades responsáveis. As investigações seguem em andamento para detalhar a movimentação financeira e possíveis ramificações do esquema.
Neto Querizo***
Em 2022, o Rio Grande do Norte contou com 19 nominatas na disputa para a Assembleia Legislativa. Dessas, apenas seis conseguiram eleger deputados estaduais, enquanto treze ficaram sem representação. Ao todo, foram contabilizados 1.865.045 votos nominais, resultando em um quociente eleitoral de 77.710 votos.
A nominata mais votada foi a do PSDB, que alcançou 588.127 votos nominais e elegeu dez deputados estaduais. Desses, sete conquistaram vaga diretamente pelo quociente partidário e três pelas sobras. A segunda nominata mais votada foi a da Federação PT/PV/PCdoB, que obteve 389.591 votos nominais e elegeu seis deputados, sendo quatro pelo quociente e dois pelas sobras.
As demais vagas ficaram distribuídas entre o PL, que elegeu três deputados; o Solidariedade e o União Brasil, que conquistaram duas cadeiras cada; e o MDB, que elegeu um parlamentar.
Para 2026, a expectativa é de uma redução significativa no número de nominatas. Essa diminuição pode chegar a cerca de 50%, o que significa menos candidatos disputando os votos disponíveis. A consequência natural desse cenário tende a ser uma maior concentração de votos nas principais chapas.
Nas projeções que apresentei, trabalhei com um quociente eleitoral próximo de 79 mil votos e uma estimativa de aproximadamente 1,9 milhão de votos nominais. Considerando esse cenário, avaliei que cinco nominatas podem concentrar a totalidade das 24 vagas da Assembleia Legislativa. Na projeção, o PL conquistaria sete cadeiras; a Federação PT/PV/PCdoB, seis; a federação União Brasil/PP, cinco; o PSDB, quatro; e o MDB, duas vagas.
O pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias (PL), segue intensificando a divulgação de adesões políticas pelo interior do Rio Grande do Norte. Neste domingo foi a vez do prefeito de Ipueira, Ademir Medeiros, anunciar apoio ao projeto eleitoral do ex-prefeito de Natal.
Embora apresentado como uma ampliação de base política, o movimento não é uma novidade propriamente dita. Ademir Medeiros já orbitava o grupo de Álvaro Dias desde pelo menos 2022, quando apoiou a eleição de Adjuto Dias, filho do pré-candidato, para a Assembleia Legislativa.
Na prática, o anúncio formaliza uma aliança que já existia nos bastidores políticos da região.
O episódio revela uma estratégia que vem sendo adotada por Álvaro Dias na pré-campanha: transformar alinhamentos considerados naturais dentro de seu campo político em fatos públicos capazes de transmitir a imagem de crescimento contínuo da candidatura.
A estratégia é compreensível do ponto de vista eleitoral. Em um cenário pré-eleitoral, a divulgação sucessiva de adesões ajuda a construir a narrativa de viabilidade política e a estimular o chamado “efeito manada”, quando lideranças passam a enxergar determinado projeto como competitivo. O desafio, porém, é distinguir entre apoios efetivamente novos e a simples oficialização de alianças que já estavam estabelecidas há anos.
No caso de Ipueira, o anúncio parece se enquadrar mais na segunda hipótese.
PT só vota em PT, certo? E não há novidade de um petista anunciar apoio a um colega de partido.
No caso de do ex-prefeito Eraldo Paiva (PT) de São Gonçalo do Amarante é diferente. Existiam arestas e mágoas com a pré-candidata do PT ao Senado, Samanda Alves.
Tanto que ele já havia declarado apoio ao pré-candidato Rafael Motta (PDT) e tinha deixado seu segundo voto aberto.
Aí entrou a turma do “deixa disso”, incluindo a benção do irmão Padre Murilo Paiva, que fez a paz reinar outra vez. Ontem o anúncio oficial com fotos e reposts pelas redes sociais. De ambos…
Em 1978, a eleição não aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa com um Colégio Eleitoral robusto, composto por deputados estaduais e delegados representando as Câmaras Municipais do estado do RN, para eleger um nome indicado pelo general Geisel que ocupava a presidência da República no período da Ditadura Militar.
A articulação foi cirúrgica. O então governador Tarcísio Maia (pai de José Agripino Maia), um dos homens mais influentes do estado, convenceu o homem forte de Geisel, o general Golbery do Couto e Silva, de que o nome ideal para a sucessão era seu primo, o médico Lavoisier Maia.
O ex-prefeito de Mossoró e ex-senador Dix-huit Rosado sonhava com o cargo que já tinha tentando em 1970 e 1974 (outras duas eleições indiretas), mas não houve prévias, nem debates públicos. A ordem veio de Brasília e a bancada da ARENA, partido de sustentação do regime, apenas cumpriu o script.
“Paz Pública”
Para suavizar a imagem de um governo imposto, a articulação trouxe uma surpresa: Geraldo Melo foi indicado para vice-governador. Geraldo tinha origens no grupo político de Aluízio Alves, o maior rival dos Maia, e sua presença na chapa simbolizava uma tentativa de união das elites políticas em torno do projeto militar.
Foi um acordão que uniu Alves e Maia, as duas oligarquias que disputavam o poder no Rio Grande do Norte. O acordão foi apelidado de “Paz Pública” e envolveu a eleição de Jessé Freire para o Senado, pela ARENA com apoio dos Alves.
A oposição, liderada pelo MDB, sabia que a derrota era certa. Dos 324 integrantes do Colégio Eleitoral, 311 compareceram. Lavoisier foi eleito com 293 votos. Os 18 votos em branco registrados naquela tarde foram o gesto de resistência de parlamentares como o jovem Garibaldi Alves Filho, que denunciavam o que chamavam de “farsa democrática”.
Em 1978, a eleição indireta era a ferramenta de uma ditadura para impedir a alternância de poder. Lavoisier governou por quatro anos completos.
A governadora Fátima Bezerra realizou, na manhã desta terça-feira (23), uma visita técnica às obras do Residencial Irmã Ananília I, em Currais Novos – Foto: Carmem Felix/Assecom
A governadora Fátima Bezerra realizou, na manhã desta terça-feira (23), uma visita técnica às obras do Residencial Irmã Ananília I, em Currais Novos, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida que representa um investimento de R$ 13,5 milhões e prevê a construção de 100 unidades habitacionais para famílias de baixa renda.
Localizado no bairro Sílvio Pedroza de Melo, o residencial deverá beneficiar aproximadamente 400 pessoas, ampliando o acesso à moradia digna e contribuindo para a redução do déficit habitacional no município. A agenda integra o acompanhamento realizado pelo Governo do Estado às obras habitacionais em execução no Rio Grande do Norte.
Durante a visita, foram verificados o andamento dos serviços e o cumprimento do cronograma de execução do empreendimento, desenvolvido por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
A iniciativa faz parte da política de habitação de interesse social desenvolvida pelo Governo do RN em parceria com o Governo Federal, garantindo o acesso à casa própria para famílias em situação de vulnerabilidade social e impulsionando a geração de emprego e renda por meio da construção civil.
Parceria para a região
A governadora celebrou o avanço da obra e seus benefícios ao município: “São 100 unidades nesse bloco, onde teremos creche, um pátio e um centro comunitário que serão construídos pela Prefeitura de Currais Novos. Tudo urbanizado. Uma obra em parceria com o governo federal que está gerando mais de 120 empregos aqui para a região. Agradecemos ao presidente Lula por mais essa parceria, por mais esse investimento tão importante para o povo do nosso estado, que é, afinal de contas, a casa, a moradia própria e a habitação.”
“Há muito não víamos na nossa região. Hoje, só nessa etapa, sem contar os apartamentos populares, que estão bastante avançados, temos mais 25 casas populares que conseguimos e mais 100 casas populares para a nossa zona rural. Estamos falando em 225 habitações para a nossa cidade”, comemorou o prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PT, Cadu Xavier, recebeu nesta terça-feira (23) um importante reforço político vindo da terceira maior cidade do estado. O vereador de Parnamirim, Professor Diego Américo, oficializou seu apoio ao projeto liderado pelo petista.
O movimento reforça ainda mais a expansão do palanque de Cadu na região metropolitana, fortalecendo a base do chamado “Time de Lula” em um colégio eleitoral estratégico para a disputa estadual.
Durante o encontro, Cadu e Diego conversaram sobre planos para o futuro do Rio Grande do Norte, de modo que impacte diretamente a vida dos cidadãos potiguares, não deixando de falar sobre as demandas e necessidades da população de Parnamirim.
A adesão ao projeto representa um alinhamento com as metas de desenvolvimento para o estado, e serve também para estreitar o diálogo e definir prioridades que serão levadas aos eleitores ao longo da pré-campanha.