23/06/2026
09:13

O dono de uma rede de postos de combustíveis da Grande Natal foi preso nesta terça-feira (23) durante a Operação Emirados, deflagrada em conjunto pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pela Polícia Civil. O empresário é apontado como chefe de um esquema estruturado de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica, que causou um rombo de mais de R$ 72 milhões aos cofres públicos estaduais. Com forte atuação e influência no setor de combustíveis da região metropolitana de Natal, o investigado utilizava sua rede de empresas para ocultar patrimônio e fraudar o fisco de forma sistemática.

Além do mandado de prisão do empresário, a Operação Emirados cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar e aplicou 75 medidas cautelares diversas da prisão. As diligências foram realizadas nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Na casa do chefe do esquema, os agentes apreenderam mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares e euros em papel-moeda, joias, documentos, celulares e computadores. A operação contou com a participação de 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis entre delegados e agentes.

No centro do esquema, o dono dos postos de combustíveis controlava na prática diversas empresas de fachada — distribuidoras, bares e postos — sem constar oficialmente nos contratos sociais. Para blindar seu patrimônio, ele registrava imóveis e veículos em nome de parentes e funcionários de confiança, que atuavam como laranjas. O esquema chegou a usar pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais como sócios fictícios das empresas, com o objetivo de dificultar a identificação dos verdadeiros donos dos negócios perante o fisco e a Justiça.

(mais…) 

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
09:08

Edir Macedo

247 – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar suspeitas de fraudes contábeis, manipulação de balanços e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional no Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A decisão judicial autorizou o bloqueio e o sequestro de bens e valores de até R$ 670.348.945,70, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, informa o G1.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Edir Macedo está entre os investigados na operação, que mira a gestão do Banco Digimais e apura a atuação de administradores da instituição financeira.

Relatórios do Banco Central apontaram irregularidades

Segundo a PF, a investigação teve como base relatórios elaborados pelo Banco Central do Brasil. Os documentos apontaram graves irregularidades na condução dos negócios do banco por seus administradores.

As apurações indicam que o esquema teria envolvido a manipulação recorrente de balanços e resultados contábeis. O objetivo, conforme a investigação, seria esconder a real situação econômico-financeira da instituição e transmitir aos órgãos de controle a aparência de solvência.

Ainda segundo a PF, essas práticas teriam permitido a supervalorização de ativos e a criação artificial de receitas que somariam centenas de milhões de reais.

Leia mais…

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
08:50

Governo do Estado inicia obra de drenagem em avenida de São José do Seridó após solicitação do prefeito Jackson Dantas

Carlos Felipe***

O prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, anunciou na tarde desta segunda-feira (22) o início de mais uma obra no município executada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A intervenção contempla melhorias no sistema de drenagem da Avenida Miguel Cirilo, localizada às margens da RN-288.

Segundo o gestor, que está em seu quarto mandato à frente do Executivo municipal, a obra atende a uma solicitação apresentada à governadora Fátima Bezerra em razão dos transtornos enfrentados por moradores da localidade durante os períodos chuvosos.

De acordo com Jackson Dantas, as constantes invasões de águas pluviais em residências da área motivaram o pedido ao Governo do Estado, visando garantir mais segurança e qualidade de vida às famílias afetadas.

Com a execução dos serviços, a expectativa é de que sejam reduzidos os problemas causados pelo acúmulo e escoamento inadequado das águas, uma situação que, segundo relatos dos moradores, se arrastava há vários anos.

As melhorias na drenagem da Avenida Miguel Cirilo são consideradas importantes para proporcionar mais tranquilidade à população residente nas proximidades da RN-288, além de contribuir para a infraestrutura urbana do município.

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
08:45

Mais de 40 mil pacientes aguardam a realização de cirurgias no Rio Grande do Norte, segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O cenário ocorre em meio a questionamentos sobre a execução dos recursos destinados ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde, e à necessidade de aperfeiçoamento do sistema de regulação para reduzir o tempo de espera dos usuários.

De acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), apenas 16% dos recursos destinados ao Estado por meio do programa federal para 2026 teriam sido executados até o momento. A Sesap, entretanto, contesta esse percentual e afirma que os números precisam ser analisados de forma segmentada.

cirurgia sesap
Sesap: Mais de 40 mil pacientes aguardam cirurgias eletivas no Estado – Foto: Sesap/Agora RN.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, o Governo Federal repassa R$ 58 milhões ao Rio Grande do Norte por meio do Programa Nacional de Redução de Filas. Desse total, uma parte é executada pelos municípios e outra cabe ao Governo do Estado.

“Nesse volume de valores, a gente tem valores de cirurgias realizadas pelos municípios, valores de cirurgias realizadas pelo Estado e valores a serem realizadas por entidades privadas que estão dentro do componente crédito. O que é esse componente? Eles vão trocar o débito de imposto que eles têm com a Receita junto ao Ministério da Saúde, entregando serviços”, afirmou.

Ainda segundo a Sesap, nos quatro primeiros meses do ano foram executados aproximadamente R$ 9 milhões dos cerca de R$ 30 milhões destinados diretamente ao Estado para a realização de cirurgias, o que representaria cerca de 30% do orçamento disponível para essa finalidade.

Apesar da execução dos recursos, a fila de espera permanece elevada. Atualmente, mais de 40 mil pacientes aguardam procedimentos cirúrgicos no RN. A situação preocupa gestores e entidades representativas da categoria médica, que apontam impactos diretos sobre a assistência prestada à população.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira, afirmou que a demora na realização dos procedimentos pode agravar o quadro clínico dos pacientes e elevar os custos do sistema de saúde.

“O peso na prestação de serviços significa que, como não é executado, aumentam as filas de espera. E de sofrimento, a gente sabe a quantidade de pacientes que necessitariam de serem operados e terminam tendo seus procedimentos eletivos transformados em situações de urgência, implicam tanto em custo maior, como em risco maior para os próprios pacientes”, declarou.

O secretário Alexandre Motta explicou que a integração dos sistemas de regulação provocou uma revisão dos dados existentes, resultando em um aumento do número de cirurgias registradas na fila de espera.

“Vamos primeiro considerar que quando nós fizemos a integração dos sistemas de regulação nossos, pareceu dar um salto de cirurgias a serem realizadas. A gente tem, até recentemente, 47 mil cirurgias aguardando. O fato é que muitas dessas cirurgias, elas, muito provavelmente, já foram realizadas ou esses pacientes já saíram da rede por algum motivo”, afirmou.

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
08:34

 

Evento em Tabatinga

Foto reprodução**

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou nesta segunda-feira 22 que o PT trabalha para enfraquecer sua pré-candidatura a deputado estadual e desmontar a chapa proporcional do MDB para as eleições de 2026. Em entrevista ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM, Walter disse que os ex-aliados tentam retirar apoios e votos de sua base política e declarou que houve uma tentativa de “aniquilá-lo” politicamente após sua decisão de não assumir o Governo do Estado.

Ora, ora, Walter Alves foi escolhido vice governador do RN, pelo PT,  em um momento que o MDB potiguar passava por  sérias dificuldades eleitorais,  com uma derrota triste de Garibaldi Filho para deputado, numa eleição praticamente por W X O , pois todos sabiam que a governadora Fátima Bezerra seria reeleita com facilidade em 2022,  onde todos queriam o cargo de vice, pois sabiam da pretensão da governadora renunciar ao cargo em abril de 2026 para disputar as eleições de senador, Walter indicou aliados no governo, participou ativamente da gestão , tinha o compromisso de assumir o governo com saída da titula, faltando pouco meses para a eleição ele deixou de honrar os compromissos políticos assumidos, não quis ser  governador, obrigou Fátima  ficar no governo para não entregar aos bolsonaristas, o vice se alia aos adversários do PT, agora vem reclamar que Partido dos Trabalhadores trabalha para desmontar a nominata de deputado e enfraquecer sua  pré-candidatura candidatura.

Os motivos que levaram as dificuldades na formação da nominata, foi exatamente  quando Walter Alves desistiu de assumir o governo do RN, frustando muitos lideranças do MDB do interior, que esperavam apoio de Walter para  serem beneficados com ações  e obras do governo dele.

Será depois tudo que aprontou , Walter Alves queria que o PT apoiasse e fortalecesse sua nominata e sua pre´-candidatura ?

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
08:06

Foto do post

A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, é aguardada em Natal nos próximos dias para participar de atividades políticas ligadas ao grupo de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Norte. Segundo informações divulgadas nos bastidores da política potiguar, a visita integra uma estratégia de fortalecimento das pré-candidaturas vinculadas ao campo político liderado por Lula no estado.

A expectativa é que a presença de Janja contribua para ampliar a visibilidade das lideranças alinhadas ao governo federal em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026. A agenda ainda estaria em fase de definição, mas a movimentação reforça a importância atribuída pelo grupo governista ao Rio Grande do Norte dentro da estratégia eleitoral nacional.

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
08:01

O Tribunal de Justiça do RN publicou esclarecimento sobre a Eleição Acesso ao Cargo de Desembargador, pelo critério de antiguidade.
“Conforme publicação no Diário da Justiça Eletrônico, do dia 19 de junho, os processos administrativos que tratam sobre a Eleição de Acesso ao Cargo de Desembargador do TJRN pelo Critério de Antiguidade – Edital nº 2/2025-TJRN, e sobre o Incidente de Recusa – Eleição Acesso ao Cargo de Desembargador do TJRN, pelo Critério de Antiguidade, serão julgados na sessão ordinária do Tribunal Pleno do dia 1º de julho, a partir das 9h”.
O juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos é o 1º na lista pelo critério.

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
07:50

Foto: Reprodução/ CNN

 

O cenário da disputa presidencial no Rio Grande do Norte apontou a ampliação da vantagem do presidente Lula da Silva (PT) sobre o senador fluminense Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pelo eleitor potiguar.

A vantagem de 28 pontos percentuais registrada em 31 de maio agora é de 31,4.

Lula oscilou negativamente de 51,3% para 50,9%, Já Flávio caiu de 23% para 19,5%.

Confira os números:

 

A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
07:49

Foto: cedida/Bruno Barreto***

O São João do Assú viveu uma noite histórica neste sábado (20). A apresentação da banda Seu Desejo reuniu 85 mil pessoas no Polo Buraco do Prefeito, na Praça São João Batista, estabelecendo o maior público já registrado na história do evento.

Com o novo recorde, o São João do Assú 2026 chega à marca de 305 mil pessoas circulando pelos polos da festa nos primeiros sete dias de programação. A expectativa é de que esse número continue crescendo até o encerramento das festividades, no dia 24 de junho.

Os números são contabilizados pela Prefeitura do Assu em parceria com a Polícia Militar.

Confira os cinco maiores públicos da história do São João do Assú:

  1. Seu Desejo (2026) –  85 mil pessoas
  2. Zé Vaqueiro (2026) – 70 mil pessoas
  3. Natanzinho Lima e Tarcísio do Acordeon (2025) – 70 mil pessoas
  4. Luan Santana (2024) – 60 mil pessoas
  5. Xand Avião (2024) – 55 mil pessoas

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
07:48

Foto: cedida

A senadora Zenaide Maia cumpriu agenda neste domingo (21) no município de Assú, onde participou do tradicional almoço de São João Batista. O evento é um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que este ano celebra uma marca histórica: o seu tricentenário (300 anos).

Durante a visita, Zenaide destacou a grandiosidade do evento e a importância de valorizar a identidade cultural do Rio Grande do Norte. “É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Além do caráter festivo e religioso, a agenda em Assú consolidou importantes alianças políticas para a parlamentar. Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, que é pré-candidato a deputado estadual. Na ocasião, as lideranças locais reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Zenaide Maia à reeleição ao Senado.

A sintonia política reflete o volume de entregas de Zenaide para a região. Ao longo de seu mandato, a senadora já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para o município de Assú, beneficiando as mais diversas áreas e impulsionando o desenvolvimento local.

 

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
07:47

Foto: assessoria

Neste sábado (20), em Florânia, a pré-candidata ao Senado Samanda Alves (PT) consolidou o apoio do grupo político liderado pelo prefeito Galo e pela vice-prefeita Loba. A articulação também reúne o presidente da Câmara Municipal, Manoel Pinto, e os vereadores Patrício Júnior, Ivan Fioravante, Jean Azevedo e Geovane Pereira.

Durante o encontro, Samanda destacou a relação histórica da governadora Fátima Bezerra com o município e reafirmou o compromisso de defender os interesses de Florânia no Senado. “Florânia é uma cidade para a qual a professora Fátima Bezerra sempre teve um olhar muito especial, seja como deputada federal, senadora ou governadora. As ações de Fátima ajudaram a transformar o município. Agradeço ao prefeito Galo por esse gesto de reconhecimento e reafirmo nosso compromisso de continuar cuidando de Florânia e defendendo seus interesses em Brasília”, afirmou.

A pré-candidata também citou o potencial econômico da região, marcado pela atividade mineral e pelos projetos ligados à exploração de terras raras, ferro e outros recursos naturais. “Precisamos trabalhar pelo desenvolvimento do nosso estado. Quero ser uma voz atuante no Senado, defendendo oportunidades, investimentos em Florânia”, disse.

Ao anunciar o apoio, o prefeito Galo afirmou que a decisão foi construída a partir do compromisso da pré-candidata com o município. “Queremos estar ao lado de pessoas que realmente procuram trabalhar por Florânia. Estamos apresentando ao nosso povo aqueles que acreditamos que podem ajudar nossa cidade. Samanda chega a um grupo fortalecido e terá nosso empenho nessa caminhada, porque o povo merece representantes que olhem para as pessoas”, declarou.

Publicado por: Chico Gregorio


23/06/2026
07:46

Governo Fátima atinge ótimos índices na segurança pública (Foto: Twitter Fátima Bezerra)

Os assaltos a estabelecimentos comerciais continuam em queda no Rio Grande do Norte. Entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 24,5% em todo o estado.

Em números absolutos, foram contabilizadas 233 ocorrências nos cinco primeiros meses do ano passado, contra 176 crimes registrados de janeiro a maio deste ano, ou seja, 57 crimes a menos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Para o titular da SESED, coronel Francisco Araújo, o resultado é atribuído à intensificação do policiamento ostensivo, ao uso de inteligência policial, investigação compartilhada e à integração entre as forças de segurança que atuam no Estado. “A realização de operações estratégicas e o reforço em áreas com maior incidência também têm contribuído para a redução dos delitos”, destacou o secretário.

Publicado por: Chico Gregorio


22/06/2026
10:53

Pelo menos dois prefeitos eleitos pelo MDB do Seridó,  Anibal Pereira de São João do Sabugi e Ademir Medeiros de Ipueira,    não tomaram conhecimento da decisão do Presidente Estadual do partido, Walter  Alves , que  indicou o nome de Hermano Morais para  vice governador na chapa de Alysson Bezerra,   fazendo uma coligação na chapa majoritária. Os dois prefeito já anunciaram apoio a pré-candidatura de Álvaro Dias ao governo do estado.

O prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira de Araújo é considerado um símbolo do velho PMDB, tendo sido eleito pela sétima vez prefeito da sua cidade, sempre foi um fiel escudeiro da família Alves, tendo um fato marcante quando o saudoso Ulisses Guimarães disputou a presidência da República, foi vitorioso na cidade.

Com relação a outro prefeito que representa muito para o partido, o de São José do Seridó, Jakson Dantas, também não deve seguir a decisão de Walter Alves, devendo optar pelo nome de Cadu Xavier ao governo.

Diante desse cenário político, o presidente Walter Alves ficar numa situação desconfortável, com prefeito eleitos pelo partido não seguindo sua orientação.

Publicado por: Chico Gregorio


22/06/2026
10:28

Após tomar posse, agora sem a interinidade, o prefeito Amariudo Santos (PP), eleito na eleição suplementar de Ouro Branco, no Seridó, vem entregando sua gestão oficialmente aos ex-políticos cassados Samuel Souto, inelegível por oito anos e o ex-vereador Lucas Batista, que perdeu o mandato por uso de caixa dois na campanha de 2024.

Além de manter toda a equipe de comissionados escolhida pelo ex-prefeito cassado, o que inclui sua esposa e vários parentes em cargos de alto escalão, sem a menor cerimônia, entregou ao ex-vereador Lucas a pasta de Agricultura da prefeitura, e nomeou o próprio Samuel no cargo de Assessor Especial do Gabinete, com salário de R$ 4 mil mensais para ambos.
O cargo de Samuel foi criado pelo próprio Amariudo Santos, através da Lei 1079, sancionada por ele em abril de 2026, dias antes da eleição suplementar, e tem como atribuições dar conselhos políticos ao prefeito, com acesso a todas as pastas administrativas da Prefeitura.

Vale lembrar que Samuel Souto rompeu com a ex-prefeita e sua madrinha política, Dra. Fátima Silva, nos primeiros meses de seu mandato em 2021, após ter sido eleito graças ao apoio dela. Já Lucas Batista foi o vereador que, antes mesmo de ser diplomado como vereador reeleito em 2024, rompeu com o grupo de oposição e pulou no colo do então prefeito reeleito Samuel.

Então Samuel Souto teve seu mandato cassado pelo TRE do RN em novembro de 2025, por abuso de poder político e econômico, em duas AIJEs distintas, e Lucas Batista teve o mandato cassado em março de 2026, por abuso de poder econômico e “caixa 2”. A cassação do ex-prefeito Samuel Souto resultou em eleições suplementares ocorridas em 17 de maio de 2026, na qual elegeu Amariudo Santos com 17 votos de maioria. Os apoios de Samuel Souto e Lucas Batista foram cruciais para a vitória de Amariudo, que recompensou os padrinhos políticos com os salários dos cargos.

Por as AIJEs ainda não terem sido transitadas em julgado no TSE, as nomeações de Samuel Souto e Lucas Batista nos novos empregos devem ser permitidas, já que eles detém direitos políticos, mas o novo mandato de Amariudo, conectado à velha política e políticos inelegíveis, ainda deve dar muito o que falar.

Robson Pires***

Publicado por: Chico Gregorio


22/06/2026
09:48

capa da noticia

Legenda: Os cargos ofertados são os de Policial Penal e Especialista em Assistência Penitenciária.
Foto: Governo do Rio Grande do Norte / Elisa Elsie.ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap/RN) abre, nesta segunda-feira (22), as inscrições de seu concurso público, que oferta 260 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva.

Os cargos ofertados são os de Policial Penal e Especialista em Assistência Penitenciária, este último com oportunidades para médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social. Todas as vagas são de nível superior.

Segundo o edital, poderão se candidatar o cargo de Policial Penal pessoas com no mínimo 18 anos e no máximo 45 anos de idade no ato da posse.

As remunerações iniciais variam de R$ 3.500,00 a R$ 5.681,78, a depender da função escolhida. O maior salário é destinado ao cargo de Policial Penal.

Publicado por: Chico Gregorio