28/06/2026
07:36

A posse do jornalista Marcos Dantas na presidência do Rotary Club de Caicó reuniu convidados e marcou a transição de comando da instituição no município.

Durante o evento, também foram prestadas homenagens ao ex-presidente Pedro Jorge, que encerra seu mandato à frente do clube e recebeu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante sua gestão.

A cerimônia contou com a presença de convidados e amigos dos dirigentes, destacando o caráter de continuidade das ações sociais promovidas pelo Rotary Club no Seridó.

Entre os convidados estava o deputado estadual Francisco do PT que na oportunidade destacou a  alegria de ter sido convidado a prestigiar ao evento e reencontrar ex-alunos:

”Prestigiando a posse do amigo e ex-aluno, Jornalista Marcos Dantas , como presidente do Rotary Club Caicó e, ao mesmo tempo, cumprimentando o ex-presidente Pedro Jorge, que também é meu ex-aluno.” Disse o deputado

Carlos Felipe***

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
07:29

VOTOS DOS 223 PREFEITOS: Lucas angaria apoio de Prefeita do MDB e Cícero se aproxima de Efraim - VEJA OS NÚMEROS
Esse levantamento exclusivo foi feito com base nas matérias iniciadas no mês de julho, que englobavam os apoios por regiões no estado, tanto ao Governo, como também às duas vagas ao Senado.

Esse balanço referente ao mês de junho, faz parte de uma série de matérias mensais nas quais iremos trazer os números de momento, englobando as últimas adesões e trocas de apoios, que devem aumentar cada vez mais, com a proximidade das eleições.

LUCAS ANGARIA APOIO DO MDB

O Governador Lucas Ribeiro teve apenas um novo apoio no último mês, mas foi em um partido ligado a oposição.

O apoio da Prefeita do Congo, Flávia Sousa do MDB, surpreendeu o próprio Veneziano, que esperava a chegada do grupo da Prefeita para à candidatura de Cícero Lucena.

CÍCERO SE APROXIMA DE EFRAIM

O Senador Efraim Filho continua na segunda colocação com 22 Prefeitos, mas vê Cícero Lucena encostar ao atingir 16 Prefeitos.

Polêmica PB***

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
07:10

A menos de dois meses para o início das campanhas eleitorais, os dois pré-candidatos à Presidência que aparecem à frente nas pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), aceleram as definições de seus palanques nos estados.

Lula saiu na frente e já escolheu seu pré-candidato a governador em 24 estados e no DF (Distrito Federal), enquanto Flávio enfrenta impasses – especialmente no Nordeste – e definiu o nome que apoiará em 13 unidades federativas, além do DF.

Segundo levantamento da CNN, Lula tem indefinições somente em Minas Gerais e em Goiás. Em ambos os estados, o PT (Partido dos Trabalhadores) caminha para candidaturas próprias, mas ainda testa opções e procura o nome ideal.

Em Minas Gerais, a favorita do partido é Marília Campos, mas a ex-prefeita de Contagem resiste à possibilidade e prefere disputar o Senado em 2026. Já em Goiás, o ex-deputado estadual Luís César Bueno se apresenta como pré-candidato, mas o martelo ainda não foi batido.

Já Flávio tem indefinições no Sudeste, no Norte e especialmente no Nordeste, não tendo definido quem apoiar em seis estados. No Sul e no Centro-Oeste, onde o senador encontra maior intenções de votos, não há indefinições.

O senador pontua menos no Nordeste, e parte dos pré-candidatos a governo estadual competitivos resistem a abrir espaço em seu palanque, sob o risco de perder popularidade. É o caso de ACM Neto (União) na Bahia e até de Raquel Lyra (PSD) em Pernambuco, por exemplo.

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
07:08

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL)

R7 – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decidiu acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após declarações feitas durante agenda em Itajaí, no Litoral Norte do estado, na última sexta-feira (26). O governador determinou o envio de uma representação alegando que a fala de Lula teve caráter xenofóbico e atingiu a honra dos catarinenses.

Em discurso, Lula fez referência à posição do governo de Santa Catarina pela proibição de cotas em universidades estaduais. “Sabe por que muitas vezes algumas pessoas não gostam de nós? Não gostam de nós porque hoje o povo negro está na universidade na mesma proporção que o povo branco. Não gosta de nós por conta da política de cotas”, sem citar o governador nominalmente.

O presidente completou: “Vocês não podem permitir que prevaleça em Santa Catarina o racismo”, disse Lula, citando até Hitler. “Não podem permitir que aqui em Santa Catarina as pessoas sejam tomadas de grandeza, porque esse estado é muito rico, não é pobre. […] Não tem um cara que é branco e é melhor do que qualquer negro, o cara que é nordestino e é pior do que qualquer um do fundo do país. Que história que é essa? A gente não aceita. Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país.”

Para Jorginho Mello, as declarações ultrapassaram os limites do embate político.

“Uma coisa é o presidente me criticar ou vir a Santa Catarina dizer coisas que não condizem com a realidade. Isso faz parte do debate político e nós respondemos com fatos. Outra coisa, muito diferente, é chamar o povo catarinense de racista. Isso é criminoso, preconceituoso e ele precisa responder por isso”, disse o governador.

O governo catarinense também argumenta que os dados migratórios contradizem a avaliação feita por Lula. Segundo a gestão estadual, Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais recebeu migrantes de outras unidades da federação na última década, com mais de 500 mil novos moradores — número superior ao de qualquer outro estado.

Para Jorginho, esse movimento populacional demonstra a capacidade de acolhimento da população local.

“Só o fato de Santa Catarina ser o estado que mais acolhe brasileiros de outras regiões já desmonta essa fala criminosa do presidente Lula. Se aqui fosse esse lugar de preconceito que ele tentou pintar, por que tanta gente escolheria Santa Catarina para viver, trabalhar, criar seus filhos e fugir da violência e da desigualdade?”, afirmou.

A representação à PGR deve sustentar que a declaração presidencial reforça estigmas e promove discriminação contra o estado e seus moradores.

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
07:04

O deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026, comemorou o resultado de uma pesquisa de intenção de voto que o coloca em 3º lugar na disputa geral para a Câmara dos Deputados e em 2º lugar entre os nomes da federação. O levantamento foi realizado pelo Instituto Item, entre os dias 22 e 24 de junho, ouvindo 1.250 eleitores em diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Em publicação nas redes sociais, Dr. Bernardo agradeceu o reconhecimento dos potiguares e afirmou que o resultado aumenta sua responsabilidade na caminhada rumo às eleições. “Mais uma pesquisa, mais uma responsabilidade. Obrigado, Rio Grande do Norte, por me lembrar entre os primeiros. A resposta é uma só: mais trabalho. Seguimos firmes pelo RN!”, escreveu.

Atualmente exercendo mandato como deputado estadual, Dr. Bernardo disputa uma vaga na Câmara Federal com a proposta de ampliar sua atuação em defesa da saúde, do municipalismo e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
07:02

Foto:Instagram

Tribunal de Contas da União (TCU) incluiu o município de Ceará-Mirim (RN) em auditoria especial que apura a aplicação de recursos das chamadas “Emendas PIX”. A fiscalização decorre de decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou maior controle e transparência sobre essas transferências.

Segundo o Acórdão nº 1.550/2026, Ceará-Mirim está relacionada à contratação de atrações artísticas no valor de R$ 770 mil. O relatório também aponta que não foi localizado, no Transferegov, o Relatório de Gestão exigido pela Instrução Normativa TCU nº 93/2024, documento obrigatório para comprovar a aplicação dos recursos e garantir a transparência das transferências especiais.

O TCU alerta que a ausência do relatório pode resultar na adoção de medidas pela Corte em caso de reincidência. O acórdão não aponta, neste momento, desvio de recursos ou irregularidades na contratação, mas registra a falta da prestação de contas exigida pela legislação.

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
07:01

O Governo Federal prepara uma proposta para ampliar o limite anual de faturamento permitido aos microempreendedores individuais (MEI), atualmente fixado em R$ 81 mil. Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, o Executivo trabalha com uma faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, em medida que busca recompor a inflação acumulada desde a última atualização do teto, em 2018. A expectativa é de que o projeto seja encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta prevê que o novo limite seja implementado de forma gradual entre 2027 e 2028. Segundo o ministro, o escalonamento tem como objetivo reduzir o impacto sobre as contas públicas e preservar o equilíbrio fiscal, ao mesmo tempo em que amplia a capacidade de crescimento dos pequenos negócios enquadrados no regime simplificado.

Alecrim camelô
Proposta do Governo Federal para os MEIs ainda será enviada ao Congresso – Foto: José Aldenir

Leia mais…

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
06:58

Foto: cedida

O PSD Mulher do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (26), em Touros, a segunda edição do evento “Todos por Elas”. O encontro reuniu lideranças políticas para debater o protagonismo feminino na sociedade e na política.

Presidente do PSD no estado, a senadora Zenaide Maia destacou o papel das mulheres na defesa de pautas como o combate ao feminicídio.

“Uma mulher a cada cinco horas é assassinada neste país pelo simples fato de ser mulher. Precisamos falar sobre isso todos os dias. E sabemos que só nós mulheres não conseguiremos acabar com essa violência. Por isso, estamos aqui, com os homens também. Todos por elas”, afirmou.

A presidente do PSD Mulher, Marianna Almeida, prefeita de Pau dos Ferros, ressaltou a importância de incentivar mais mulheres a ingressarem na política.

“Como prefeita, sinto o dever de compartilhar nossa trajetória e incentivar outras mulheres a seguirem esse caminho tão importante”, disse.

Anfitrião do evento, o prefeito de Touros, Pedro Filho, enalteceu a atuação da vice-prefeita Fernandinha e defendeu a ampliação da presença feminina em cargos públicos.

“Tenho orgulho de aprender com essas grandes mulheres. É preciso que elas ocupem cada vez mais espaços”, declarou.

Publicado por: Chico Gregorio


28/06/2026
06:57

Foto: Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que uma decisão anterior da Corte não pode ser usada para restabelecer automaticamente provas que haviam sido consideradas inválidas em uma investigação sobre a compra de respiradores pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, durante a pandemia de Covid-19.

A decisão foi proferida pelo ministro Cristiano Zanin ao analisar uma reclamação apresentada pela defesa de um dos investigados no caso. O entendimento foi de que a Justiça Federal do Rio Grande do Norte extrapolou os limites de um julgamento anterior do STF ao autorizar o retorno de elementos probatórios já excluídos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

A investigação tem origem na Operação Rebotalho, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal. A apuração mira suspeitas de dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição de respiradores usados pelo município de Natal.

De acordo com as investigações, os equipamentos adquiridos eram sucateados, com até 15 anos de uso, e parte deles teria origem clandestina. A própria fabricante informou que os números de série não correspondem a aparelhos produzidos pela empresa. Além disso, auditoria da CGU identificou indícios de direcionamento na contratação e superfaturamento de cerca de R$ 1,4 milhão, com prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Durante a fase investigativa, a Justiça autorizou uma série de medidas cautelares, como quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico, interceptações, buscas e apreensões e bloqueio de bens dos envolvidos.

Posteriormente, o TRF-5 manteve parte dessas medidas, mas também restringiu seu alcance e declarou inválidas algumas provas, especialmente interceptações telefônicas e elementos produzidos fora do período considerado relevante para a investigação.

O caso chegou ao STF em um recurso que discutia apenas o uso do habeas corpus para contestar medidas cautelares de natureza patrimonial, como o bloqueio de bens. Após essa decisão, a Justiça Federal entendeu que todas as medidas cautelares e provas da investigação teriam sido automaticamente restabelecidas.

Ao reexaminar o caso, o ministro Cristiano Zanin concluiu que houve interpretação indevida. Segundo ele, o STF não analisou a validade das provas da investigação, mas apenas a inadequação do habeas corpus para discutir medidas patrimoniais.

Com isso, o Supremo determinou a cassação da decisão que havia autorizado o retorno das provas anteriormente excluídas, mantendo as limitações impostas pelo TRF-5.

Para o advogado criminalista Guilherme Augusto Mota, a decisão reforça a importância de se respeitar os limites das decisões judiciais. “O Supremo foi claro ao delimitar o alcance do julgamento anterior. O que se discutiu ali foi uma questão processual específica, e não a validade das provas. A decisão agora corrige uma interpretação que ampliava indevidamente esses efeitos, preservando garantias fundamentais do processo penal”, afirmou.

A decisão reforça que julgamentos dos tribunais superiores devem ser aplicados dentro dos limites exatos da matéria analisada, evitando que interpretações ampliadas alterem o curso de investigações e processos judiciais.

Publicado por: Chico Gregorio


27/06/2026
11:23

Estado torna-se o segundo do país a aderir à iniciativa do Governo Federal – Foto: Carmem Felix

Sob um clima de emoção e sentimento de justiça, o Rio Grande do Norte aderiu nesta sexta-feira (26) ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, conhecido como pacto “Todos por Todas”, compromisso assumido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e coordenado pelo Governo Federal para articular políticas de prevenção, proteção às mulheres.

Ao lado da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a governadora Fátima Bezerra assinou, em solenidade realizada no auditório da reitoria da UFRN, o documento que articula ações permanentes entre os três poderes para reduzir a impunidade e assegurar o acolhimento das vítimas.  Após a adesão do Ceará, o RN é o segundo estado brasileiro a firmar o pacto.

O ato integrou a programação do evento Diálogos Federativos – Sistema Único de Segurança Pública: Caminhos para o Fortalecimento da Cooperação Federativa. Promovido pelo Governo Federal, pela Associação Brasileira de Municípios e pelo Governo do Estado, o encontro reúne gestores e especialistas dos três níveis de governo para discutir o fortalecimento da cooperação federativa, da governança e do financiamento do Sistema Único de Segurança Pública.

 

Leia mais…

Publicado por: Chico Gregorio


27/06/2026
11:22

Engorda de Ponta Negra pode ter causado dandos ambientais e financeiros a Natal (Foto: reprodução)

Segundo informações  da auditoria desenvolvida pela Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Urbana e Hídrica do Tribunal de Contas da União (TCU), as obras da engorda da praia de Ponta Negra podem ter representando um dano substancial ao erário do município de Natal.

O relatório, produzido no âmbito do Fiscobras 2026, levou o ministro relator do TCU, Antonio Anastasia, a autorizar a realização de oitivas com a Prefeitura de Natal, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e empresas envolvidas no empreendimento, além de encaminhar o caso à Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Idema e Ibama.

“Sob investigação e apuração de diversos órgãos de controle, a execução da engorda de Ponta Negra, com um custo estimado superior a R$ 100 milhões, ela primeira vez é apontada como tendo efetivado um prejuízo aos cofres públicos. A auditoria feita pelos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da obra aponta “robustos indícios de dano ao erário decorrentes da perda acelerada, em poucos meses da finalização da obra (…)”, destaca o relatório do TCU.

O indício de dano aos cofres públicos é destacado na parte do relatório técnico que avalia e constata a perda acelerada do volume do aterro de Ponta Negra em menos de um ano após a conclusão do serviço, que foi entregue em janeiro de 2025. Na avaliação dos técnicos do TCU, tendo como base um estudo de monitoramento de dezembro de 2025 contratado pela própria Prefeitura junto à Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), a engorda “não solucionou o problema estrutural no Morro do Careca, onde a ação combinada da drenagem pluvial e da energia de ondas mantém a erosão”.

Além do prejuízo aos cofres públicos, o relatório indica uma série de erros desde o planejamento, com destaque para a ausência de projetos executivos, até a execução da engorda, incluindo a descaracterização da praia e danos ambientais às praias adjacentes. O trabalho constata ainda que tudo isso pode fazer com que se retorne à situação de risco de desastre anterior à engorda em um prazo útil menor do que o estimado para a funcionalidade da engorda, que está estimada em sete anos.

Segundo a decisão do ministro Anastasia, os entes envolvidos devem apresentar as justificativas aos questionamentos levantados pelo relatório em até 15 dias após a citação. Cópias do documento também foram enviadas para Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE), Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Publicado por: Chico Gregorio


27/06/2026
11:16

Ezequiel Ferreira e Nina de Souza são recepcionados por Dra. Fátima Silva em Ouro Branco

Carlos Felipe***

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e pré-candidato à reeleição para deputado estadual, Ezequiel Ferreira, esteve em Ouro Branco, onde foi recepcionado pela ex-prefeita Dra. Fátima Silva. A visita também contou com a presença da pré-candidata à Câmara Federal, Nina de Souza.

Durante o encontro, Ezequiel destacou a importância do apoio das principais lideranças da oposição no município ao seu projeto de reeleição à Assembleia Legislativa.

“Estamos juntos com Dra. Fátima, Denis e os vereadores Júnior, Dedé, Maiza e Kleginaldo, além do ex-prefeito Nilton Medeiros, amigo de longas datas”, afirmou o parlamentar.

A agenda reforça a articulação política de Ezequiel Ferreira em Ouro Branco, reunindo ex-gestores, vereadores e lideranças locais em torno de sua pré-candidatura. A presença de Nina de Souza também integra a mobilização política visando as eleições , fortalecendo a formação de alianças na região do Seridó.

Publicado por: Chico Gregorio


27/06/2026
11:06

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em maio, menor resultado para o período desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012. Divulgado nesta sexta-feira 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador ficou abaixo dos 5,8% registrados no trimestre anterior e dos 6,2% observados no mesmo período de 2025.

Segundo o IBGE, o País encerrou o período com 6,1 milhões de desocupados, uma queda de 9,3% em relação ao ano anterior, enquanto a população ocupada alcançou 102,7 milhões de pessoas, crescimento de 0,5% frente ao trimestre encerrado em fevereiro. Para o analista William Kratochwill, a mínima histórica para o período demonstra que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”.

desemprego 01
Nível de desemprego fica em 5,6% e cai ao menor nível para maio – Foto: José Aldenir

O rendimento médio real habitual permaneceu em patamar elevado, alcançando R$ 3.726 mensais, valor estável na comparação trimestral e 4% superior ao registrado um ano antes. A taxa de informalidade ficou em 37,3% da população ocupada, equivalente a 38,3 milhões de trabalhadores, enquanto 66,6% dos ocupados contribuíram para algum regime oficial de previdência social, totalizando 68,4 milhões de pessoas.

Os dados reforçam a recuperação do mercado de trabalho observada desde o período pós-pandemia, quando a taxa de desemprego chegou ao recorde de 14,9% em 2020 e 2021. Apesar do desempenho favorável, economistas acompanham a qualidade das vagas geradas, a evolução da produtividade e da renda e os efeitos do cenário de juros elevados sobre a capacidade de manutenção do ritmo de criação de empregos nos próximos meses.

Publicado por: Chico Gregorio


27/06/2026
10:15

Marco Rubio e Flávio Bolsonaro247 – O analista geopolítico Marcelo Zero, que é também colunista do Brasil 247, defendeu que a candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seja impedida, após a divulgação de uma carta do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na qual é mencionada a “generosa oferta” do parlamentar brasileiro de colocar uma equipe de transição “à nossa disposição”, caso seja eleito presidente da República. Para Zero, a iniciativa representa um ato de renúncia à soberania nacional e configura um grave crime contra os interesses do país.

No documento, o secretário de Estado dos EUA agradece a oferta do senador e registra que ela seria colocada em prática “caso o senhor seja eleito”. Marcelo Zero argumenta que o conceito de governo de transição é completamente incompatível com a proposta atribuída ao senador brasileiro.

“Flávio Tarifário ofereceu time de transição aos EUA, caso vença a eleição. Governo de transição é oferecido pelo governo nacional que sai para o governo nacional que entra. Nunca vi governo nacional oferecer time de transição para governo estrangeiro. Isso significa simplesmente total renúncia de soberania. Significa que Flávio Tarifário ofereceu tornar o Brasil um protetorado dos EUA. Um evidente crime. Candidatura tem de ser impedida”, escreveu o analista.

Leia mais…

Publicado por: Chico Gregorio


27/06/2026
10:08

O Governo Federal anunciou um pacote de investimentos de R$ 640 milhões para o Rio Grande do Norte, contemplando projetos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, educação profissional, habitação e segurança hídrica. Os recursos, vinculados principalmente ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), foram apresentados durante cerimônia realizada esta semana e incluem financiamentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Verde), operado pelo Banco do Nordeste, além de aportes diretos da União.

A maior parcela dos recursos será destinada ao saneamento básico. Ao todo, mais de R$ 409 milhões financiarão obras de esgotamento sanitário nos municípios de Açu, Apodi, Natal, Parnamirim e São Paulo do Potengi. Após a conclusão das intervenções, a estimativa é de que aproximadamente 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

Lula e Fátima edited
Presidente Lula, governadora Fátima Bezerra e ministros em Brasília – Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agora RN**

Entre os empreendimentos anunciados, o sistema de esgotamento sanitário de Apodi receberá R$ 52 milhões em recursos do Novo PAC. O projeto prevê a universalização da rede de esgoto no município e a recuperação ambiental do Rio Apodi, beneficiando cerca de 21 mil moradores.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou os investimentos à redução das desigualdades regionais e à ampliação do acesso aos serviços públicos. “Eu estava cansado de ler que o Nordeste era o primeiro colocado quando se falava em mortalidade infantil, em analfabetismo, na pobreza e evasão escolar, além de ser a região com menos professores, menos universidades, mestres e doutores. O que queremos é que todos tenham a mesma oportunidade. O papel do Estado é garantir que todos tenham chance”, afirmou.

Na área de logística, o governo anunciou R$ 47 milhões para a construção das defensas da Ponte Newton Navarro, em Natal. A estrutura tem a função de proteger os pilares da ponte contra impactos de embarcações que acessam o Porto de Natal, reduzindo riscos operacionais e ampliando a segurança da navegação no Rio Potengi.

O setor de educação também será contemplado com a implantação de três novos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nos municípios de São Miguel, Touros e Umarizal. Para cada unidade serão destinados R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões para obras civis e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos.

Na mobilidade urbana, o governo confirmou recursos de R$ 33 milhões para implantação do corredor exclusivo de ônibus da Avenida das Fronteiras, em Natal. A obra prevê a continuidade do corredor existente na Avenida Tocatínea até a BR-101, em um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros. Segundo o projeto, mais de 600 mil moradores de Natal e da Região Metropolitana Norte deverão ser beneficiados com melhorias na circulação do transporte coletivo.

Durante a cerimônia foi formalizado o edital para contratação das entidades responsáveis pela construção de 2.487 cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros cada. As unidades serão distribuídas em 24 municípios do Estado, com investimentos de R$ 15,4 milhões. A iniciativa integra uma meta mais ampla do Novo PAC, que prevê a construção de 6.134 cisternas no Rio Grande do Norte, totalizando R$ 45,7 milhões em investimentos. Até o momento, 3.647 unidades já foram contratadas e 1.331 entregues.

Publicado por: Chico Gregorio