24/06/2026
09:05

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Neto Querizo***
Em 2022, o Rio Grande do Norte contou com 19 nominatas na disputa para a Assembleia Legislativa. Dessas, apenas seis conseguiram eleger deputados estaduais, enquanto treze ficaram sem representação. Ao todo, foram contabilizados 1.865.045 votos nominais, resultando em um quociente eleitoral de 77.710 votos.

A nominata mais votada foi a do PSDB, que alcançou 588.127 votos nominais e elegeu dez deputados estaduais. Desses, sete conquistaram vaga diretamente pelo quociente partidário e três pelas sobras. A segunda nominata mais votada foi a da Federação PT/PV/PCdoB, que obteve 389.591 votos nominais e elegeu seis deputados, sendo quatro pelo quociente e dois pelas sobras.

As demais vagas ficaram distribuídas entre o PL, que elegeu três deputados; o Solidariedade e o União Brasil, que conquistaram duas cadeiras cada; e o MDB, que elegeu um parlamentar.

Para 2026, a expectativa é de uma redução significativa no número de nominatas. Essa diminuição pode chegar a cerca de 50%, o que significa menos candidatos disputando os votos disponíveis. A consequência natural desse cenário tende a ser uma maior concentração de votos nas principais chapas.

Nas projeções que apresentei, trabalhei com um quociente eleitoral próximo de 79 mil votos e uma estimativa de aproximadamente 1,9 milhão de votos nominais. Considerando esse cenário, avaliei que cinco nominatas podem concentrar a totalidade das 24 vagas da Assembleia Legislativa. Na projeção, o PL conquistaria sete cadeiras; a Federação PT/PV/PCdoB, seis; a federação União Brasil/PP, cinco; o PSDB, quatro; e o MDB, duas vagas.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!