11/04/2024
09:08

 

247 – Após substituir totalmente o uso de mergulhadores profissionais por operações com robôs submarinos em profundidades maiores que 50 metros, a Petrobras se tornou a primeira, entre as grandes petroleiras do mundo, a adotar tal prática.

Reportagem da CNN Brasil assinada por Daniel Ritner detalha os benefícios desta nova prática: “Além de garantir mais segurança aos trabalhadores na produção de petróleo e gás em alto mar, a ampliação do uso de robôs deverá gerar uma economia de até US$ 400 milhões — cerca de R$ 2 bilhões pela taxa de câmbio atual”.

De acordo com o gerente-executivo de sistemas submarinos da Petrobras, Suen Marcet, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) classifica a função dos mergulhadores em plataformas marítimas como a segunda atividade profissional de maior estresse e exposição ao risco, atrás apenas dos astronautas.

De acordo com a reportagem ,a estatal continuará contando com mergulhadores para as atividades até 50 metros de profundidade. Parte dos profissionais está migrando para atuação em frentes “diverless” e sendo treinada para a operação de robôs submarinos.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!