22/03/2020
07:10

O FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, aprovou o primeiro teste rápido para coronavírus, com um tempo de detecção de cerca de 45 minutos, disse a empresa de diagnóstico molecular Cepheid, com sede na Califórnia, que desenvolveu o produto.

Em comunicado, a Cepheid afirmou que recebeu uma autorização de uso emergencial da FDA para o teste, que será usado principalmente em hospitais e pronto-socorros. A empresa diz que planeja começar a enviá-lo para hospitais na próxima semana.

No atual modelo de testagem, as amostras precisam ser enviadas para um laboratório centralizado, onde os resultados podem levar dias para sair.

O teste desenvolvido pela Cepheid foi projetado para operar em mais de 23 mil sistemas GeneXpert, afirmou a companhia, sem dar detalhes.

Os sistemas não exigem que os usuários tenham treinamento especializado para realizar testes e são capazes de funcionar 24 horas por dia, disse o presidente da Cepheid, Warren Kocmond, em comunicado.

A empresa não informou qual será o custo do diagnóstico.

O FDA tem pressionado para expandir a capacidade de rastreamento do vírus, enquanto a Organização Mundial da Saúde pediu “ordem e disciplina” no mercado para equipamentos de saúde necessários para combater o surto.

FOLHAPRESS

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!