05/09/2019
07:35

Governar uma cidade não é fácil e um dos principais desafios relatados pelos gestores atualmente é a falta de recursos extras. Segundo os prefeitos as cidades pequenas vivem dificuldades financeiras principalmente por só terem como principal fonte de recursos o fundo de participação dos municípios, conhecido como FPM. Apesar disso, diversas pequenas cidades brasileiras conseguem se destacar pela realização de grandes obras e o oferecimento de ótimos serviços com a ajuda dos recursos extras como as emendas destinadas pelos deputados federais e senadores.

De acordo com a lei vigente, para determinado município receber esses recursos extras é necessário que o mesmo esteja “limpo” diante o governo federal, mas mesmo sabendo desta importância muitas gestões mantém seu nome “sujo” junto ao serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias, conhecido como CAUC e ficam a mercê do FPM mensal que basicamente só dá para pagar o funcionalismo e realizar pequenas intervenções na cidade.

Na prática, as prefeituras que entram na “lista negra do CAUC” ficam sem recursos federais para investimentos até a solução da pendência. Com a inclusão no nome na lista, a prefeitura deixa de receber transferências voluntárias, o que a deixa impedida de tomar empréstimos ou receber determinadas emendas de deputados.

Por isso, buscando sempre estar em dias com suas finanças, o Governo Municipal de São José do Seridó, através de sua Prefeita Maria Dalva (Miúda) e sua equipe de Finanças liderada pela Secretária Marília Fonseca, tem primado a deixar o município sem restrições no CAUC, quando apenas outros 14 municípios no estado estão na mesma situação. Tudo isso é graças ao compromisso e zelo com a coisa pública, relata a Prefeita Miúda Góes.

Integra ainda a lista dos municípios do RN que estão 100% sem restrições no CAUC: Acari, Açu, Bom Jesus, Carnaúba dos Dantas, Doutor Severiano, Jardim do Seridó, Lucrécia, Natal, Nísia Floresta, Santana do Seridó, São Gonçalo, São João do Sabugi, Serra Caiada e Timbaúba dos Batistas.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!