De acordo com a mais recente pesquisa de opinião pública, o ex-governador Ricardo Coutinho e o ex-senador Cássio Cunha Lima figuram como as principais lideranças políticas da Paraíba. Embora ambos apareçam como protagonistas, há de se considerar que existe uma grande diferença entre estes dois políticos, além da origem, do estilo de fazer política, do modo de governar e de como se relacionar com o povo.

Os fatos políticos mais recentes mostram – e a consulta confirma, de certa forma – que a diferença maior entre Ricardo e Cássio é que o primeiro é uma liderança em permanente ascensão, despertando curiosidades de setores importantes no cenário nacional. O segundo, herdeiro de uma forte oligarquia, e que já foi o imbatível, vem perdendo todas as disputas em que, direta ou indiretamente, esteja no confronto com RC.

A história recente mostra que o principal algoz de Cássio tem sido Ricardo, aquele que primeiro lhe tirou da confortável condição de imbatível em eleição para governador da Paraíba. No último pleito, num cenário em que o grande estrategista foi o próprio Ricardo Coutinho, então governador da Paraíba, Cássio Cunha lima frustrou seus aliados e surpreendeu a Deus e ao mundo ficando na mais humilhante posição de toda a sua história política: quarto lugar na disputa para senador, perdendo até para a Daniela Ribeiro, a maior surpresa emanada das urnas depois da derrota de Cássio.