12/05/2019
07:09

Via Júllia Carvalho

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta sexta-feira (10) a lei que cria oficialmente as secretarias de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH) e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). É a primeira vez na história do Rio Grande do Norte que esses segmentos ganham atenção direta do Estado, com orçamento próprio.

“Nós fizemos um reordenamento do ponto de vista político-administrativo, sintonizados com os compromisso que assumimos. Dizíamos o quanto é necessário avançar pra promover direitos na cidadania e na dignidade e o quanto é necessário fortalecer o setor agropecuário”, disse Fátima.

Embora sejam duas pastas novas, o Governo não criou nenhum cargo extra. A reforma foi fruto de um reordenamento entre as secretarias do Estado. Outro ponto é que como os orçamentos de um ano são elaborados e aprovados no ano anterior, os primeiros orçamentos próprios da SEMJIDH e Sedraf só serão conhecidos em 2020.

Secretária da SEMJIDH, Arméli Brennand disse que o objetivo da pasta é construir políticas públicas voltadas para mulheres, juventude, diversidade e pessoas com deficiência:

“Para o Estado, é muito importante ter uma secretaria que cuide dessas pautas”, comemorou.

A promotora de justiça aposentada chegou a ser anunciada pela governadora ainda em dezembro de 2018.

Deputados Neltor Queiroz (MDB) e Isolda Dantas (PT) acompanharam a solenidade de criação das secretarias

 

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!