24/11/2018
10:23

Resultado de imagem para fotos do curso de medicina de caico rnNo governo Lula as vagas para novos  cursos  de medicina em universidades públicas ou privadas, cresceram 74,3%, agora já começam a surtir os efeitos, as vagas para o Programa Mais Médicos, que ao ser criado, teve que importar médicos de outros países, como foram os casos dos Cubanos, para ocuparem as vagas, pois não havia interesse dos brasileiros ocuparem as vagas, principalmente no interior, agora nessa nova seleção para substituir as quase 9.000 mil vagas, já tem um bom número de brasileiros inscritos dispostos a cumprir cargo horária de 40 horas semanais, e bater ponto eletrônico.

Como foi no edital anterior
No último edital lançado para o programa, em dezembro de 2017, a demanda por vagas era alta: o Ministério recebeu mais de 8 mil inscrições para 983 vagas. O programa conseguiu preencher quase 100% das vagas. Na época, o Ministério da Saúde preencheu 977 de 983 vagas, que atenderam 507 municípios. Todas as vagas foram preenchidas por brasileiros.

Mas mesmo com o alto número de inscritos, seis vagas ficaram sem médicos.

Desde o início do programa, o ministério abre editais para preenchimento de vagas por profissionais brasileiros. Além de preencher vagas por desistência e encerramentos de contrato.

Rio Grande do Norte

No Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) não houve procura. A entidade orientou acadêmicos de medicina de uma Universidade local privada, que concluem o curso no final deste ano a retirarem a documentação necessária exigida, para facilitar o processo. Com relação à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os alunos só deverá colar grau em janeiro de 2019. Portanto, ficaram inviabilizados de se inscreverem no edital.

Contudo, apesar das inscrições terem sido prorrogadas até o próximo dia 7, informações extraoficiais dão conta de que 135 vagas destinadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Norte já foram preenchidas pelos profissionais. O Estado contabilizava nos quadros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) 142 médicos cubanos assistindo a 67 municípios.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!