21/11/2018
12:41

Localizado na Região Seridó, sertão do estado do Rio Grande do Norte, em sua porção centro-sul, o município de Ouro Branco-RN tem suas origens remontadas às frentes de expansão promovidos pela então Coroa Portuguesa, no século XVIII. Nesta região, a criação de gado era mais propícia para a promoção do povoamento.

A Fazenda Espírito Santo, marco inicial, fora demarcada ainda na década de 1750, segundo registros históricos da Igreja Católica.

Serafim de Souza Marques e Antônio Carvalho de Aguiar, moradores da Fazenda Espírito Santo, endossaram pedido ao Bispado de Olinda, no ano de 1790, para que fossem declarados fregueses de Santa Ana do Seridó, e não do Termo de Patos, como era até então. O mesmo pedido também se observou da então Fazenda Desterro, uma das mais antigas fazendas da região, onde hoje se localiza o sítio Esguicho.

A ocupação do espaço aonde viria a ser, posteriormente, a cidade de Ouro Branco, se deu de maneira semelhante às demais cidades da região: a partir da implantação de fazendas de gado.

Elevado à categoria de município com referida denominação, pela lei estadual nº 907, de 21/11/1953, acompanhou-se o seu desmembramento de Jardim do Seridó, instalando-se oficialmente em 1º/01/1954.

Em 1953, como se vê, dava-se a Emancipação Política de Ouro Branco, depois de tentativas e resistências na Assembléia Legislativa e no próprio município. Luiz Basilisso, morador da localidade, conhecido popularmente como um “curandeiro”, junto ao Deputado Estadual João Guimarães, conseguiu levar à frente o projeto emancipacionista, sendo considerado por historiadores locais como patrono da Emancipação.

A primeira eleição municipal ocorreu em 1954, sendo disputada por dois partidos: a UDN, que tinha como candidato Luiz Basilisso, mediador e condutor do processo de emancipação, e o PSD, representado pelo senhor Manoel Nogueira do Nascimento, ligado à influente família dos Medeiros, de Jardim do Seridó. O candidato de melhor aceitação popular, segundo a história local, era o primeiro. Porém, venceu o segundo. Este assumiu o poder em 1º de Fevereiro de 1955, e governou até 31 de Janeiro de 1959. A cidade atualmente é administrada por Fátima Silva (PT) que foi eleita e reeleita prefeita da cidade em 2012/2016.

Em comemoração a esta tão importante data, a Filarmônica Manoel Felipe Nery fez uma Alvorada, tocando dobrados pelas ruas da cidade e em frente ao prédio da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (21).

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!