15/10/2018
18:37

O padre caicoense , Ivanoff da Costa Pereira, que cumpre ano sabático,  participou em Roma, da solenidade de  canonização do arcebispo mártir de El Salvador, Dom Oscar Romero que  nasceu em Ciudad Barrios, El Salvador, em 15 de agosto de 1917. Foi ordenado padre em 1942 e bispo em 1974, e nomeado arcebispo da capital do país, San Salvador, em fevereiro de 1977.

Dom Oscar Romero morreu assassinado, enquanto presidia a Santa Missa, no dia 24 de março de 1980, por um atirador de elite do exército de El Salvador,   quando celebrava Missa na capela do hospital que acolhia hanseníanos , o bispo Romero deixou um legado para as futuras gerações da  incansável luta pelos direitos humanos.

Em reconhecimento ao seu trabalho,  a ONU dedicou ao dia dos direitos humanos. o que dizia monsenhor Romero: TEM QUE SENTIR A DOR, antes de ser um cristão, devemos ser muito humano 1978, TEM QUE , cada um de vocês tem que ser um microfone de Deus, um mensageiro, um profeta 1979. .NÃO TEM QUE SER FANÁTICO, não sejamos fanáticos, o fanatismo entre os cristãos tem feito muito mal 1978, e tantad outrad declarações que eram.plantadas como sementes de esperança. Como bem falou o Papa Francisco em 2015, Romero conrimuou a ser mártir mesmo depois de morto por oposição a sua luta dos irmãos Padres e Bispos que o tinham na conta de um homem revolucionário. O povo pobre, campesinos e trabalhadores lhes são gratos por sua vida e lotaram a praça da Catedral de San Salvador para celebrar esse momento impa na vida desse povo , e eu tive a graça de poder com eles compartilhar desse mento histórico

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!