12/09/2018
19:38

Índio da Costa, candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PSD, foi entrevistado nesta quarta-feira (12) no RJTV 1ª edição. Na segunda, o convidado foi Anthony Garotinho (PRP). Na terça, Tarcísio Motta (PSOL).  Confira a checagem da Lupa:

“Tenho orgulho de ter sido relator da Lei da Ficha Limpa”
Indio da Costa, candidato do PSD ao governo do RJ, em entrevista concedida ao RJTV 1, no dia 12 de setembro de 2018

FALSO

A proposta que deu origem à lei nacionalmente conhecida como “Lei da Ficha Limpa” teve relatoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) e foi aprovada em 2010.

O site da Câmara dos Deputados mostra que, de fato, Indio da Costa foi relator de uma das propostas de criação da lei, mas o texto que ele relatou não foi votado e consta como arquivado.

Pela proposta arquivada, ficariam inelegíveis os políticos que não cumprissem suas promessas de campanha. No relatório dessa proposta, discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Indio classificou o projeto como “eminentemente louvável” e escreveu o seguinte: “é necessário que extirpemos os ‘estelionatários’ eleitorais das campanhas políticas”.

Procurado, Índio informou que “foi o relator da Lei da Ficha Limpa na Comissão de Constituição e Justiça e levantou a bandeira pela aprovação em todo o Brasil”.

Via Agência Lupa.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!