06/12/2017
07:39

Ensino público, gratuito e de qualidade para todos. O caderno Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira, publicado na semana passada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apresenta números que demonstram a relevância econômica e a transformação social que estes princípios provocam.
Ao mostrar o papel das instituições públicas e gratuitas, mostrando o quanto são eficientes e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados, o material evidencia como a interiorização das Universidades Federais tem contribuído com a redução das assimetrias regionais, com a descentralização das atividades econômicas e com a fixação de recursos humanos qualificados nos municípios menos populosos.
Assim, a publicação apresenta o contexto atual vivenciado pelo sistema público de universidades federais e traz também as contribuições das 63 instituições de ensino e seus 328 campi ao desenvolvimento do país. O material está disponível no link .

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!