Segunda santa mais cultuada no Brasil colônia, Anna, mãe da Virgem Maria, predileta da Igreja do Seridó, é representada ao longo dos séculos por tipos iconográficos, principalmente Sant´Anna Guia e Sant´Anna Mestra.

Sant´Anna Mestra,
A partir do século XVIII as igrejas da América portuguesa passaram a receber as esculturas com maior frequência. Um dos mais importantes centros artísticos do Brasil Colônia, a capitania das Minas Gerais até hoje abriga expressivo número de imagens esculpidas de Sant´Anna – nas paróquias, nas capelas e até nos oratórios domésticos, todos locais de culto dedicados à mãe da Virgem Maria.
Capelas mineiras foram consagradas a Sant’Anna desde o início do povoamento.
No culto, a “gloriosa matriarca” ocupava uma posição de destaque em relação a seu esposo. Exemplo: entre os 52 padroeiros de irmandades, Anna foi a sétima; havia uma única irmandade dedicada a Joaquim. Entre os 33 padroeiros de 74 paróquias, Anna foi a terceira mais importante.
PAPÉIS MATERNAIS
Sant´Anna Mestra é o tipo iconográfico mais comum nas paróquias de Minas Gerais, cujo atributo essencial é o livro. A mesma imagem da padroeira de Caicó e de Currais Novos.
Não deve ser uma simples coincidência o modelo de ensino praticado no Seridó, a partir do padre Britto Guerra e, um século depois, com a luta de Dom José Delgado para implantar o Ginásio Diocesano Seridoense. “A iconografia de Sant’Anna evoca mais a educação de Maria do que sua concepção e genealogia”.

No tipo iconográfico Sant´Anna Guia,
Já no tipo iconográfico Sant’Anna Guia, Maria é sempre menina, mesmo quando representada como uma mulher em miniatura.
Registrou Maria Beatriz de Mello e Souza no livro Mãe, Mestre e Guia: Uma análise da iconografia de Sant´Anna (Rio de Janeiro, 2002): “Ela já tem idade para aprender questões religiosas e morais.
Sant’Anna é uma figura de devoção com atribuições diversas, mesmo quando representada em um universo restrito a três tipos iconográficos. Gloriosa Matriarca, raiz da genealogia messiânica, protetora das viúvas, padroeira dos mineradores e moedeiros, cura dos enfermos, guia e mestra. “Seus papéis maternais são generosos e polivalentes”.
Via Aluísio Lacerda.
0 Comentários