21/09/2016
09:09

 

Dois anos após reurbanização, calçadão volta a desabar na Praia do Meio

Por AGORA RN

A orla natalense novamente é palco do desabamento de trechos do calçadão, problema que assola a região mais turística da cidade há ou menos 10 anos, mas que ao longo do último quadriênio vem se tornando ainda mais rotineiro, mesmo diante de constantes obras de recuperação após cada incidente.

A frequência com que os reparos precisam ser feitos espanta. Em 2012, a ressaca levou 300 metros da faixa de calçadão em Ponta Negra, já causando prejuízos ao comércio local. Na Praia do Meio, em 2014 já era visível a fragilidade da estrutura diante da força da maré, com a erosão avançando mesmo durante uma das reformas.

Agora, a região praiana central da cidade é outra vez o centro igualmente de um novo desmoronamento, que inutiliza um grande trecho do calçadão, obrigando que os pedestres passem a utilizar de forma insegura a ciclovia para a locomoção.

O trecho isolado ainda apresenta risco de novos desabamentos. A área, que agora necessita de novos ajustes em meio ao caos, foi entregue após uma grande obra de reurbanização em 2014, há apenas 2 anos.

Tomaz Neto, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semovi), esclarece que desde novembro de 2015 já havia um projeto para a área, porém ele foi licenciado já no período eleitoral, o que impossibilitou o início da obra pelas restrições de liberação de recursos por parte dos bancos públicos.

Mas diante da gravidade atual do problema, a Procuradoria Geral do Município deve entrar com uma declaração de estado de emergência, para assegurar a intervenção no local.

 

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!