Ney Douglas
A leucemia é considerado um dos tipos de Câncer que mais tem matado crianças e adolescentes nos últimos anos no país. Para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), apontou que de 2014 para 2015 foram diagnosticados 9,370 novos casos, variando entre adultos e crianças, e desses índice de 80% das mortes foram de adultos. Um dos maiores problemas para que esse índice seja considerado alto, está associado ao fato da procura tardia pelo tratamento para combater a doença, principalmente o tipo infanto-juvenil já que os sintomas podem ser confundidos com outros tipos de doenças.
Para a Oncologista da Casa Durval Paiva, Annick Beaugrand, os principais tipos de câncer que existem no Rio Grande do Norte são os mesmos que atingem o restante do país, tendo a Leucemia como principal, seguido dos tumores do Sistema Nervoso Central, ou seja os cânceres cerebrais. “Esses são os principais tipos que existem e que não diferem em nada em nível nacional”, disse. A Oncologista ainda destacou que mesmo diante dessa realidade, é importante se ter um diagnóstico exato da doença, já que cada paciente tem um estado e um tipo de leucemia. “A doença tem várias classificações, o que fazemos é um estadiamento para sabermos como ela está no paciente e descobrir qual o tipo, para sabermos suas de cura”, finalizou.
Tipos de leucemia
A leucemia é uma doença maligna originada na medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. Os glóbulos brancos (leucócitos) são as células acometidas e se reproduzem de forma descontrolada, gerando os sinais e sintomas da doença. As leucemias se dividem nas categorias mielóide e linfóide, de acordo com a célula envolvida. No primeiro caso, deriva da célula-tronco mielóide, e pode ser o granulócito, o eosinófilo, o basófilo, o monócito ou o eritrócito. No segundo caso, o linfócito é a célula doente.
Fonte Agora RN
0 Comentários