19/03/2016
08:09

Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

Reitores das instituições federais de ensino superior do Nordeste estarão de 18 a 21 de maio, em Campina Grande, por ocasião de um encontro durante o período em que os Bispos do Nordeste também estarão reunidos na mesma cidade. O anfitrião é o reitor Edilson Amorim, dirigente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o ponto comum na pauta dos dois encontros é a questão da água, especialmente os projetos de melhoria social para as comunidades da área geográfica contemplada com os reservatórios da transposição do Rio Francisco.

Um dos organizadores do Encontro dos Bispos do Nordeste, D. Jaime Vieira Rocha mantêm interlocução permanente com as universidades, institutos e centros federais de ensino, para que contribuam com o conhecimento acumulado e novas pesquisas, por meio de ações extensionistas nessa faixa do semiárido brasileiro.

Caravana

Esse encontro será um dos desdobramentos da Caravana socioambiental realizada entre 29 de fevereiro e 3 de março deste ano, pela Regional Nordeste 2, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parte do semiárido brasileiro. Cerca de 160 caravaneiros viram in loco as obras que estão sendo feitas no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Essa área agrega cerca de 12 milhões pessoas que devem ser beneficiadas com esse projeto hídrico do governo federal no Nordeste.

Entre os caravaneiros estavam professores das instituições públicas de ensino superior na região, pesquisadores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), além dos religiosos de dioceses dos municípios dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, contemplados no projeto.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!