Por Saulo de Castro
Dentro da política de expansão e interiorização do ensino superior, as universidades instaladas no Rio Grande do Norte projetam a criação de novos cursos, abertura de mais vagas e a criação de novos campi em várias cidades do interior.
Entre aquelas que deverá promover um avanço maior neste sentido está a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto visa abertura de ao menos oito novos cursos, enquanto a Universidade do Estado do RN (UERN) tem a meta de construção de um novo campus no município de Apodi.
De acordo com Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da UFRN, o processo de expansão segue as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que 33% dos jovens tenham acesso à educação superior nos próximos anos.
Segundo ela, as metas da universidade para os próximos anos são a criação de mais oito novos cursos e a abertura de mais 40 vagas para o curso de Medicina em Currais Novos.
Ainda no Campus de Currais Novos, a ambição da reitoria é promover uma reestruturação do campus com a construção de novos laboratórios, bibliotecas e a criação de novos cursos.
Outra objetivo apontado para os próximos anos nos campi da UFRN nas cidades do interior do estado é a construção de restaurantes universitários em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
0 Comentários