Após o Sindicato dos Professores, através da presidente Fátima Cardoso, afirmar que 40% das escolas públicas de Natal não possuem qualquer tipo de aparelho de climatização em reportagem publicada pelo portal Agora RN, a Secretaria Municipal de Educação (SME) emitiu uma nota nesta terça-feira (8) para esclarecer alguns pontos abordados na matéria, publicada no último sábado (5).
De acordo com a SME, “em todas as unidades de ensino construídas nas gestões do prefeito Carlos Eduardo Alves, o projeto arquitetônico buscou favorecer o clima através da ventilação natural, com a instalação de cobogós de um lado e de janelas do outro, tirando proveito da ventilação cruzada (que atravessa o espaço renovando o ar)”, explica a nota, que ainda destaca o fato das novas escolas construídas possuírem placas de isopor no lugar dos tradicionais tijolos de laje, justamente com a intenção de dar mais conforto aos alunos.
A Secretaria também informou que estão distribuídos em algumas unidades de ensino da capital, cerca de 177 aparelhos de ar-condicionado, todos locados pela SME. Todavia, existem escolas que dispõem do serviço destes aparelhos por contra própria, comprados através dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica. Porém, pela autonomia da unidade de ensino na utilização desses recursos, a SME não realiza o controle de quantos aparelhos já foram comprados.
Fonte Agora RN
0 Comentários