18/02/2016
07:27

hospital municipal I

A leitura da última mensagem do prefeito Carlos Eduardo Alves no atual mandato, feita nesta terça-feira (16) durante sessão na Câmara Municipal abordou áreas como saúde, educação e infraestrutura. No que diz respeito especificamente à saúde, o prefeito destacou a reforma de unidades básicas de saúde, a criação do Hospital Municipal, entre outras realizações. O panorama desenhado pelo prefeito, no entanto, é contestado pelo médico, ex-secretário de Saúde de Natal e ex-vereador Enildo Alves, que avalia que a situação da saúde na cidade “está de mal a pior”.

“O que a gente vê é que a população não tem acesso a nada, só o que eu vejo é o povo enfrentar filas imensas, não conseguir exames laboratoriais nem dos mais simples, ou seja, está de mal a pior, até no básico o povo tem a maior dificuldade. Eu desafio você a marcar um ultrassom e ver se marca em menos de três meses. Quer dizer, se o básico não tem imagine o mais complexo”, disse o médico em entrevista ao Agora RN.

Enildo cita também que o Hospital da Mulher, na Zona Norte, ficou fechado durante dois anos “e depois foi reaberto com festa pela Prefeitura”. “Peça um raio-x e eu duvido que o paciente consiga em um mês, um mês e meio. Desafio qualquer médico a pedir e o paciente conseguir fazer, então não posso achar que a saúde está bem”, avalia.

O médico sugere ainda que antes de a Prefeitura ter aberto o Hospital Municipal de Natal, inaugurado em dezembro do ano passado, deveria equipar as unidades básicas de saúde.

“A Prefeitura do Natal assumir um hospital quando as unidades básicas de saúde não estão funcionando a contento, será que isso foi correto?”, questiona. E acrescenta. “Eu sinceramente se fosse prefeito eu consolidava pra valer a saúde da família, as unidades básicas e depois pensaria em hospital. Minha avaliação da saúde é de quem está na ponta do atendimento e as pessoas não conseguem os exames básicos; é uma situação muito difícil”, encerra.

Fonte: Agora RN

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!