Notícias ao Minuto
PM é flagrado por vídeo ao colocar explosivo em mochila de manifestante em SP
O site Jornalistas Livres fez um vídeo onde relata abuso por parte dos Policiais Militares durante os protestos contra o aumento da passagem dos transportes públicos em São Paulo. Uma das violações que foram flagradas é quando um PM coloca um artefacto explosivo dentro da mochila de um dos manifestantes.
O protesto foi organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre) e, como já aconteceu antes, terminou em confusão. A Polícia Militar lançou bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes e ainda foram registradas depredações. Três policiais foram feridos e 17 pessoas, presos.
Nas imagens, um policial recolhe do chão um objeto que se assemelha com um explosivo. Depois, PMs interrogam os manifestantes e procedem para revistas, guardando o objeto em uma mochila. De acordo com o R7, Mateus Machado Xavier, de 19 anos, foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio e posse de artefato explosivo. Mesmo com o vídeo, ele não foi solto.
Através de uma nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que não existe indícios de má conduta por parte dos policiais militares. “Todas as ações são filmadas pela própria PM, que apresentou no 78º Distrito Policial (Jardim) imagens que mostram o suspeito detido atirando um artefato explosivo contra as viaturas e agentes de segurança que estavam no local”. Em outro trecho do texto, a SSP afirma que “a Polícia Civil aguarda as imagens sem edição que, de acordo com o advogado do preso, a repórter responsável por divulgar o vídeo nas redes socais se prontificou a fornecer para investigação e perícia”.
Segundo o site Jornalistas Livres, a juíza Tonia Yuka Koroku decidiu relaxar a prisão em flagrante e expedir alvará de soltura em favor de Matheus. Ela alegou que “há dúvidas quanto a se o indiciado realmente portava os explosivos” de que a Polícia Militar o acusa.
0 Comentários