Em entrevista ao Cidade Alerta (Rural AM) nesta terça-feira (22), o prefeito de Caicó, Roberto Germano revelou ainda não ter garantias de que pagará em dia, o pagamento dos servidores relativos ao mês de dezembro. Ele aguarda a entrada de outros recursos nas contas do Município. Também não descarta dividir por partes o pagamento deste mês.
No último dia 10 de dezembro foi creditado o 1° decênio de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A cota foi de R$ 2,616 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o decêndio foi de R$ 3,794 bilhões. Em termos reais, o valor apresenta teve uma queda de 31%,5. Neste mês, os municípios receberam uma cota adicional de 1%, no entanto, o acréscimo não resolve os problemas financeiros das prefeituras que enfrentam o pior ano em arrecadação.
O total dos repasses ainda é insuficiente para solucionar a crise econômica das cidades. O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Junior, esclarece que durante este ano foi registrado baixas na arrecadação em quase todos os meses. “Passamos o ano inteiro sofrendo com sucessivas reduções nos recursos. Quase todas as prefeituras cortaram despesas para melhorar o quadro financeiro, no entanto, chegamos a um ponto crítico, em que, honrar com os compromissos está complicado para algumas prefeituras”, explica.
*Com informações de Marcos Dantas
0 Comentários