26/12/2015
18:07

Por Virgínia França

Com um tino de empreendedor visionário, um dos restaurantes mais tradicionais de Natal se consolidou no mercado local com visibilidade nacional. Há 26 anos, o Camarões é referência para natalenses e turistas que querem provar da gastronomia com um toque da cultura potiguar.

Clara Medeiros, uma das sócias do restaurante, relembrou que o surgimento da marca foi ideia do pai, Fernando Medeiros, que sempre desejou ter um negócio próprio. Hoje o Camarões possui quatro lojas espalhadas pela capital, responsável pela geração de, aproximadamente, 500 postos de trabalho.

Visitantes aprovam qualidade do Camarões (Foto: Reprodução)
Visitantes avaliam serviço do Camarões (Foto: Reprodução)

“Ele sempre teve um espírito empreendedor muito forte. Ele enxergou em Ponta Negra como um futuro bairro turístico, acreditava em Natal como destino turístico. Começou pequeno, minha mãe ajudou e ano após ano, foi crescendo, um crescimento orgânico. Quando tinha algum dinheiro, investia nos restaurantes, em ampliação, reforma”, disse.

A empresária ressaltou que Fernando “queria montar um negócio que funcionasse na velocidade que ele achava que deveria funcionar”. Antes de se tornar empresário, Fernando Medeiros trabalhava em repartição pública e a burocracia era comum no dia-dia.

Além da burocracia, Clara Medeiros afirmou que existe um desafio em empreender. Ela com a mãe e mais três irmãos comandam as lojas localizadas em Ponta Negra, Natal Shopping e Midway Mall. Ela comentou que as dificuldades fazem parte da vida do empresariado, sendo desafios naturais do empreendedorismo.

“Se for olhar desde 89 quantos momentos econômicos difíceis a gente passou, os novos entrantes e a gente sempre fazendo o nosso melhor, conseguimos passar por essas situações. O fato de abrir uma unidade próxima a outra, ele corria um risco de acabar com as duas unidades, porque  tinha um investimento maciço”, disse.

Segundo Clara, os riscos eram muito calculados por Fernando, atento ao cliente e ao mercado. “Ele dizia muito, planejar, planejar, planejar, quando você conseguir bater o martelo, tem que ficar atento para ver onde estarão os erros, e precisa ser rápido para corrigir as mudanças”.

A crise também atingiu a rede de restaurantes, mas de forma leve. Clara Medeiros conta que sentiu uma desaquecida do mercado local, compensada pelo turismo nacional que se fortaleceu diante da alta do dólar.

Relacionamento com o cliente

Camarão é o carro chefe da rede de restaurantes (Foto: Reprodução)
Camarão é o carro chefe da rede de restaurantes (Foto: Reprodução)

Clara Medeiros afirmou que os clientes são um dos pilares na gestão dos restaurantes, sendo ferramenta primordial para as ações e medidas internas tomadas nas lojas. Para ajudar no diálogo, são distribuídos opinários que são lidos diariamente pela diretorial.

“Ficamos atentos para tratar cada situação, identificando as falhas, justificando. Não existe perfeição quando se lida com serviço. Somos receptivos a critica e gostamos que o cliente nos reporte”, declarou.

Além disso, os clientes ajudam no formato adotado por cada unidade. Clara lembra que quando inaugurou a unidade Potiguar, com a proposta rústica, com cardápio regional, sem toalhas na mesa, não foi aprovada pelo público. “Em um mês teve que mudar tudo, a gente viu o que o cliente queria e tínhamos que ser rápido”, comentou.

Cada loja tem uma proposta diferenciada para que possa agradar gregos e troianos. A unidade do Natal Shopping, aberta em 1992, passou por várias reformulações até chegar ao conceito atual.

Publicado por: Chico Gregorio

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