23/12/2015
06:44

Por Virgínia França

Caern faz rodízio de água (Foto: Reprodução)
Seca pode se estender em 2016 (Foto: Reprodução)

O ano de 2016 poderá ser um ano difícil para moradores e produtores rurais do interior do Rio Grande do Norte. Segundo o secretário do Estado de Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, o próximo ano poderá ter chuvas abaixo da média em razão do fenômeno meteorológico El Niño. Se a previsão se confirmar, 2016 será o quinto ano consecutivo de seca no estado.

Para o diretor em Gestão da Agência Nacional das Águas (ANA), Paulo Varella Neto, a situação do semiárido potiguar é grave e o 2016 pode ser o pior ano em referência ao nível dos reservatórios do RN. “A Armando Ribeiro Gonçalves está com 21% da sua capacidade concentrada. Temos que nos preparar. A perspectiva é de um inverno baixo da média e pouca chuva, mas a situação atual já é gravíssima”, avaliou.

Paulo Varella Neto defendeu o uso consciente do recurso hídrico até fevereiro de 2017, quando o estado irá receber as águas da transposição do rio São Francisco. O órgão é responsável por administrar liberação de água dos reservatórios e o uso pelos municípios.

“Temos que torcer que chova e nos preparar para o pior. Não tem mágica, são quatro anos sem chover, o que deprecia os açudes. Esse ano tem nos ensinado muito nessa gestão de risco”, alertou.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!