O abastecimento de água para a população de Caicó, que tem 65 mil habitantes e polariza dezenas de outras da região Seridó e alto sertão da Paraíba, está sendo feito exclusivamente pelo Sistema Adutor Piranhas/Assu.
Sábado, dia 5, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) começou a bombear água no Rio Piranhas/Assu, que voltou a receber água do açude Coremas, na Paraíba (PB). Este sistema estava desligado desde o dia 2 de novembro passado.
Para a água chegar ao Seridó, foi preciso ser feito uma desobstrução do leito do rio, inclusive este foi uma requisição feita pelo Ministério Público Federal a Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
O nível do reservatório Itans, que é capaz de armazenar 81,7 milhões de metros cúbicos de água, chegou ao seu nível mais baixo: 1,2%, sendo sua água imprópria ao consumo humano.
Além de abastecer Caicó, o Itans também era forte na piscicultura. O repórter fotográfico Ilmo Gomes, carinhosamente chamado de Chumbrega, retrata o fundo do reservatório rachado. Para o profissional que produziu a imagem, uma cena muito triste de se ver, considerando a importância do reservatório para o povo de Caicó e região.
Em todo o Rio Grande do Norte, segundo informa a CAERN, pelo menos 18 municípios já estão em colapso, sendo abastecidas por carros pipas.
O quadro se torna mais desesperador quando os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) prevê inverno fraco em 2016.
Agora RN.
0 Comentários