11/11/2015
06:38

Durante a 25ª Convenção Nacional de Livrarias, realizada nesta terça-feira (10), em São Paulo, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu que o Brasil tenha mais livrarias. Na ocasião, a parlamentar apresentou seu Projeto de Lei 49/2015, que fomentará a bibliodiversidade (aumento de novos títulos de livro) e a criação de novas livrarias no Brasil.
Atualmente, o número de livrarias brasileiras está abaixo da média internacional. O Brasil tem pouco mais de 3 mil livrarias, com a maior concentração na região sudeste. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma livraria para cada 24 mil habitantes. Na Espanha, há uma livraria para cada 10 mil habitantes – proporção ideal considerado pela ONU para um país de leitores. Já na capital argentina, Buenos Aires, cidade com o maior número de livrarias do mundo, proporcional ao número de habitantes, há uma livraria para cada 4 mil pessoas.
Fátima informou que o principal objetivo do projeto é aumentar os número de livrarias, de títulos e de leitores. “Queremos ofertar ao consumidor uma maior variedade de títulos, além de fazer com que as editoras invistam na edição e no lançamento de obras que não sejam apenas os best-sellers, ampliando o rol de obras que são disponibilizadas para a sociedade”, explicou.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!