05/10/2015
07:26

Em carta a filho de ex-petista, ex-presidente afirma que o ex-companheiro de partido que pede o impeachment de Dilma se “apequena aos olhos do passado e do futuro” com “calúnia rancorosa”. Em entrevista, ex-deputado acusou Lula de enriquecimento ilícito

POR CONGRESSO EM FOCO

image

Em algum lugar do passado: Lula e Hélio Bicudo juntos, só em fotos antigas

O ex-presidente Lula diz que o ex-deputado Hélio Bicudo (ex-PT-SP), que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mente ao acusá-lo de ter se enriquecido ilicitamente na política, como sustentou em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira. Segundo o petista, seu ex-companheiro de partido se “apequena aos olhos do passado e do futuro” ao usar de “calúnia rancorosa” para fazer política.

As críticas foram feitas em carta (leia abaixo) endereçada ao biólogo José Eduardo Bicudo, filho do ex-deputado. A íntegra foi publicada pelo site Diário do Centro do Mundo, que, semanas atrás, publicou depoimento de José Eduardo condenando o pedido de impeachment assinado pelo pai.

Na carta, Lula afirma que só não processará Hélio Bicudo em respeito a José Eduardo e demais membros da família – outros dois filhos do jurista se posicionaram contra a decisão do pai. “Eu e seu pai somos cristãos e ele tem consciência de que Deus sabe que ele está mentindo”, escreveu o ex-presidente.

No Roda Viva, Bicudo criticou severamente o petista. “O Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira como ela é hoje através da sua atuação como presidente da República”, disse o advogado, conhecido por sua militância na defesa dos direitos humanos. “O que mais me impressionou foi o enriquecimento ilícito do Lula. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. Hoje, o Lula é uma das grandes fortunas do país. Ele e os seus filhos”, emendou.

Na carta, o ex-presidente afirma que Bicudo ultrapassou todos os limites ao atacar frontalmente sua honra pessoal e fazer “acusações caluniosas, ofensivas e desprovidas de qualquer fundamento”. “Diante desses ataques, não posso permanecer calado, em respeito à minha família, aos meus companheiros e aos que sempre compartilharam conosco a luta por um Brasil melhor e mais justo”, afirmou o petista. “São infâmias proferidas por uma pessoa que, no passado, destacou-se pela defesa da lei e da verdade. E que tristemente se apequena aos olhos do presente e do futuro”, acrescentou.

De acordo com Lula, a “calúnia rancorosa” de Bicudo e sua “exploração pela imprensa” servem para alertar a sociedade sobre a necessidade de “limites morais na disputa política”.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!