16/09/2015
08:13

Revista Bzzz.

Foto: Cedida

Foto: Cedida

Uma obstrução causada por plantas aquáticas vem prejudicando a descida das àguas do  Rio Piancó-Piranhas-Açu para captação. O Ministério Público Federal (MPF) e prefeituras de municípios vizinhos discutiram nesta terça-feira (15) a realização de um mutirão para limpeza do rio.
Dentre as principais deliberações da reunião está o contato feito pela Agência Nacional das Águas com o Exército Brasileiro para que o 1º BEC, sediado em Caicó possa ajudar recursos humanos na limpeza do Rio; que as prefeituras possam doar suas máquinas e que as entidades ajudem no processo de mobilização social.
Um grupo de 100 voluntários a fazer um mutirão de limpeza na manhã desta terça-feira (15) em Jardim de Piranhas, no Seridó,  cidade onde o rio entra no do Rio Grande do Norte. O organizador da ação, Diassis Silva, explicou  a finalidade era de fazer a retirada de lixo e relocação de plantas “baronesas”, que  impediam a água de chegar a  área de captação.
O rio Piranhas está com o seu nível abaixo do necessário para fornecer água. Ele é abastecido pelo sistema Curema-Mãe D’água, localizado na Paraíba, que é administrado pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo a gestão da água realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Em virtude do longo período de estiagem e da necessidade de controle do volume de água no reservatório, para garantir o abastecimento humano, a ANA vem sistematicamente diminuindo a abertura das comportas do açude Curema.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!