22/09/2015
16:27

Por Dinarte Assunção.

Controladora de aeroporto pensa em investir na ampliação para o hub (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

A Corporación América considera honrar e antecipar eventuais despesas com investimento no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante caso a Latam Airlines decida instalar seu hub no equipamento, apurou com fonte da empresa a reportagem do portalnoar.com.

No fim de semana, relatório divulgado pelo jornal Tribuna do Norte apontou que os custos para implantação do hub são maiores no RN. O estudo considerou o valor global dos gastos para ampliação da capacidade de passageiros. No RN, eles seriam de 124 milhões de dólares.

Não foi levado em consideração, no entanto, que o aporte da Latam será 14 milhões de dólares só no primeiro ano. A diferença, ou 104 milhões de dólares, se refere a investimentos para ampliação do equipamento aeroportuário. É nesse contexto que a Corporación América entra. A empresa argentina é uma das integrantes do consórcio Inframérica, que gere o aeroporto. Recentemente, ela adquiriu a fatia da Engevix – a outra parceira no negócio – e controla o terminal.

Além disso, revelou ainda a fonte, quando adquiriu a concessão do aeroporto, o consórcio Inframérica tinha planos de ampliá-lo de acordo com o crescimento da demanda. Não contava com o fato, apesar disso, de que o terminal disputaria um hub, que só fez apressar a necessidade de investir mais no equipamento.

Em Fortaleza e Recife, os custos globais são menores, explicou a fonte da Corporación América, porque as aeroportos das duas cidades já são maiores. Por outro lado, o aporte da Inframérica teria que ser de 12 milhões de dólares na capital cearense, no primeiro ano, e de 15 milhões na pernambucana.

Em tempo, os terminais de Recife e Fortaleza são geridos pela Infraero. As despesas de ampliação teriam que ser a partir de recursos públicos. A Latam irá considerar ao tomar sua decisão onde terá menos custos para si ao implantar e operar o hub.

A fonte da Corporación América preferiu não adiantar o que há de concreto com a Latam, mas confirmou que as empresas têm mantido diálogo sobre o hub. As duas já são parceiras no terminal de Brasília.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!