Como atuar no mercado de trabalho? De que forma é possível empreender para conquistar o próprio negócio? É na busca de respostas para esses questionamentos que surgem as iniciativas e Empresas Juniores (EJs). De acordo com dados da RN Júnior (Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte), existem no estado cerca de 34 iniciativas empreendedoras, destas, 23 estão vinculadas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seus diversos cursos.
Empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos, constituídas através de um estatuto registrado no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas. Compõem-se por alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país, buscando formar profissionais capacitados e comprometidos.
Um exemplo que pode ilustrar como há campo para a atuação das EJs é o da SEA Jr – Serviços em Engenharia Aquícola. A SEA Jr é uma associação civil sem fins econômicos, constituída exclusivamente por alunos de graduação do curso de Engenharia de Aquicultura do Centro de Biociências da UFRN. Existe legalmente desde 13 de agosto de 2013. A empresa tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos integrantes, através da vivência empresarial. Atualmente a empresa já presta serviço para uma grande empresa de ostras do Estado, oferecendo os serviços técnicos e de pesquisa.
O Potiguar.
0 Comentários