A titular da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), a primeira dama Julianne Faria, se disse confiante quanto ao modo como o governador Robinson Faria está conduzindo a gestão do Governo do Estado.

“Estamos muito confiantes que o governo está no caminho certo. Da vez passada eu falei que ele [Robinson] tinha a vontade de ser o melhor governador que o Estado já teve. Eu continuo muito confiante que isso vá acontecer. Acho que a gente pegou um estado muito endividado, com todos os programas abandonados, todos os órgãos completamente sucateados, de uma forma geral de todos os secretários, os funcionários tem se dedicado muito e eu acho que temos conseguido mudar essa configuração que estávamos vivendo”, afirmou a secretária em entrevista ao Jornal da Cidade (94FM).

Ainda na entrevista Julianne Faria falou sobre a situação das Centrais do Cidadão e o plano do governo de reestruturar os serviços que hoje são oferecidos no órgão. A secretária disse que a pasta já concluiu o projeto de uma Central do Cidadão para ser instalada na parte superior da estação rodoviária na Cidade da Esperança.

Segundo Julianne, no processo de desmembramento dos serviços sociais do sistema prisional, que hoje fazem a Sejuc, caberá à Sethas o comando das Centrais do Cidadão. O projeto que já está pronto irá para a fase de licitação.

Além disso a secretária reforçou a importância do novo Programa do Leite, que será lançado no próximo sábado em Mãe Luíza. “Nós temos o quadro de quem está em extrema pobreza no RN. Com base nestes dados é que se dará a distribuição de leite. Além disso, o governador havia prometido que todo o leite terá que ser produzido no território do Rio Grande do Norte e que nenhum produtor ultrapassará a quantidade de 10% do programa, para que abra um leque maior de pessoas beneficiadas”, frisou.

A secretária abordou ainda o Ronda Cidadã, programa de polícia de proximidade que está com projeto piloto sendo executado em Mãe Luíza. Segundo Julianne, “o Ronda está tendo uma aceitação muito grande por parte da população, que no começo olhava com receio para os policiais, mas hoje em dia já fizeram amizade”.

Ainda no tocante ao Ronda Cidadã, ela disse que a Sethas atua com o eixo da prevenção, mas há ações nas áreas de educação, cultura, juventude e de políticas públicas para as mulheres. “A Sethas coordena a Vila da Cidadania, que é um ação do governo do Estado, onde estarão presentes todos os serviços de Central do Cidadão, Caern, Ceasa, com o Mesa Solidária, e vários outros programas ligados diretamente à população”, destacou.

Por Alex Viana.