28/08/2015
16:01

Os vereadores de Natal receberam nesta manhã a confirmação de que o Governo do Estado tem previsão de construir ainda neste ano uma nova ponte para desafogar trânsito na Zona Norte da cidade. O assunto foi discutido nesta manhã (28) durante uma audiência pública em que se falou ainda sobre a recuperação da Ponte de Igapó e conclusão dos acessos da ponte Newton Navarro. A audiência foi proposta pela Mesa Diretora e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Meio Ambiente (Semurb), Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne), Conselho Regional de Engenharia (CREA), departamento nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Comando do 3º Distrito Naval, vereadores, lidenaças comunitárias e populares.
AUD. PÚBLICA (27)
Confirmada em audiência terceira ponte sobre o Rio Potengi
A Câmara aprovou recentemente um projeto para nova ponte, sugerindo sua construção na Altura do Viaduto do Baldo, orçada em cerca de R$ 1 bilhão, segundo estimativas do governo do Estado. Outra proposta custaria R$ 100 milhões se fosse construída a partir da Avenida Mor Golveia, contudo, o diretor do DER, Caio Múcio Pascal apresentou o projeto de uma ponte partindo do KM 6 na divisa entre Natal e Macaíba passando sobre o Rio Jundiaí-Potengi com 70 metros de extensão. “Custará R$ 17 milhões, mais R$ 23 milhões para readequar a RN 160. Já temos R$ 3 milhões no orçamento deste ano e incluímos R$ 37 milhões no PPA (Plano Plurianual) para 2016. Vai desafogar o trânsito na ponte de Igapó, na BR 406 e estimular o turismo religioso em São Gonçalo do Amarante. Mesmo assim ainda será preciso, futuramente, uma outra ponte sobre o Rio Potengi para a Zona Norte”, explicou.
Para o vereador e primeiro-secretário da Mesa Diretora, Luiz Almir (PV), a proposta é aceitável.  “O que se precisa é de uma nova ponte porque nós temos um dos maiores aeroportos do Brasil e precisamos de acessos. A população da região Norte sofre com a falta de mobilidade nas pontes. Que seja na Mor Golveia, no Viaduto do Baldo ou em Macaíba, mas que beneficie a região Norte. Nós aprovamos nesta casa o projeto e o governador disse em campanha que vai fazer, agora é hora de cobrar”, disse o primeiro-secretário. De acordo com o secretário adjunto de Trânsito de Natal, Walter Pedro, na ponte de Igapó registra-se picos de 78 mil veículos por dia, quando tanto ela quanto a ponte Newton Navarro, que registra 38 mil veículos diariamente, têm capacidade para 60 mil.
O Potiguar.

Publicado por: Chico Gregorio

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