03/07/2015
08:10
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Rio Grande do Norte foi o estado com o quarto maior crescimento nas exportações na região Nordeste no ano de 2014, com aumento de 1,4% em relação ao ano de 2013. Ao todo, foram comercializados US$ 251,3 milhões em produtos, com destaque para o melão e a castanha. Já Mossoró foi o maior exportador potiguar, responsável por U$ 75 milhões, o que corresponde a 29,84% das vendas do RN a outros países no ano passado.
O presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex), Luiz Roberto Barcelos, ressalta a importância da fruticultura para a economia potiguar. Ele conta que, atualmente, o setor emprega diretamente 10 mil pessoas no município, porém, outros 50 mil postos de trabalho são beneficiados de forma indireta, como no comércio e serviços.
“A fruticultura gera muitos empregos e renda no semiárido nordestino, em regiões longe dos grandes centros urbanos, o que torna sua contribuição ainda mais importante para o desenvolvimento socioeconômico da população. Com isso, outros setores acabam sendo beneficiados pela atividade”, conta o presidente do Coex.
0 Comentários