Mossoró Hoje.
Os promotores de Justiça e delegados que atuaram na “Operação Negociata”, em Umarizal, Martins, Parnamirim e Natal, revelaram os nomes de cinco dos seis presos preventivamente pela Justiça por determinação da Justiça do Rio Grande do Norte.
José Rogério de Souza Fonseca – Ex-prefeito de Umarizal
Marinaldo Amâncio da Silva Júnior – correspondente do Banco Gerador S.A.;
Francisco Edvan de Oliveira – Servidor do município, que atestava os consignados;
Bruno Ewerton Bezerra Leal – captava interessados nos empréstimos e financiamentos.
Abmael Thiago Bezerra de Melo – captava interessados nos empréstimos e financiamentos.
Obs: Um envolvido no esquema conseguiu escapar do cerco policial.
Ao todo, a Justiça decretou 9 prisões, sendo que seis preventivas e três conduções coercitiva. A investigação que começou em 2010 afastou do cargo o prefeito Carlindson Onofre Pereira de Melo, o Mano Onofre, do DEM, por determinação do desembargador Expedito Ferreira.
Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, restou demonstrada a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de quadrilha (art. 288, do Código Penal), estelionato (art. 171, do Código Penal), falsificação de documento público e particular (art. 297 e 298, ambos do Código Penal), falsidade ideológica (art. 299, do Código Penal), peculato (art. 312, do Código Penal), art, 1º, I, inciso I do Decreto Lei 201/67, entre outros.
Ao longo da investigação foi verificado que há a possibilidade do mesmo esquema existir em outros municípios do Rio Grande do Norte bem como em outros Estados, o que está sendo apurado.
0 Comentários