Ontem (21), a IV Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) do Rio Grande do Norte realizou a Primeira Oficina Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte foi convidada a apresentar sua experiência com o Atendimento de Saúde do Trabalhador, desenvolvido desde o início de 2014 pela Secretaria Municipal de Saúde, para servir como modelo aos demais municípios da região.
O projeto consiste em realizar atendimentos em horário alternativo, das 18 às 22h, aos funcionários da indústria e do comércio da cidade. Os atendimentos são feitos por profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As equipes realizam consultas médicas e de enfermagem, pré-natal, atendimentos odontológicos, preventivos, vacinas, testes rápidos e atividades educativas na sala de espera.
Os próprios usuários do SUS agendam suas consultas, que são realizadas quinzenalmente no Centro de Saúde e na Unidade Básica de Saúde Paulina Bezerra de Faria Mariz, de maneira alternada. Previamente, foi feito o cadastramento dos postos de trabalho e dos funcionários.
0 Comentários