15/03/2017
06:43

 Por Amanda Gabriel

Fenômeno raríssimo foi registrado em CG

Câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores brasileiros, registraram um fenômeno raríssimo, na noite dessa segunda-feira (13), em Campina Grande, no Agreste paraibano. Veja vídeo mais abaixo.

Chamado de Gigantic Jets (Jatos Gigantes, em tradução livre para o português), o fenômeno é um tipo de relâmpago que acontece acima das nuvens de tempestade e muito além da altitude dos fenômenos tradicionais.

O registro foi feito pelo estudante de Meteorologia da UFCG Diego Rhamon, que é membro da Bramon. Ao Portal Correio, ele explica que “o fenômeno se origina no topo de uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus) e segue para cima da atmosfera. Essa Cumulonimbus estava em Taperoá, a 103 km de distância daqui, em linha reta”.

De acordo com Marcelo Zurita, o registro está sendo analisado por especialistas estrangeiros. “Enviamos a imagem para Martin Popek, que é um tcheco especialista nesses fenômenos. Ele ficou impressionado e nos confirmou que se trata de um Gigantic Jet. Nós já sabíamos disso, mas, como nunca havia sido registrado outro desses no Brasil, achamos legal consultá-lo”, relata.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!