11/11/2015
07:07

Da Agência Câmara

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais realiza nesta terça-feira, 10, uma audiência pública para discutir os recorrentes maus-tratos a animais na criação, no transporte e na utilização desses animais em espetáculos como rodeio e vaquejada, por exemplo. O debate foi solicitado pelos deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP) e Capitão Augusto (PR-SP).

Os rodeios atualmente atraem 30 milhões de pessoas e movimentam mais de R$ 6 bilhões por ano no País. Esses festivais, assim como as vaquejadas, são combatidos por organizações de defesa dos animais e apontados como fontes de maus-tratos.

No início do ano, a organização não governamental Londrina Sem Rodeio filmou cenas que mostravam animais sendo submetidos a sessões de estresse, até mesmo com choques elétricos, antes de um rodeio na cidade.

Eixos de trabalho
O relator da CPI, deputado Ricardo Trípoli, explica por que os rodeios estão na mira da comissão. “Várias denúncias chegam à CPI de maus-tratos aos animais. Um animal não pula, não salta dois metros de altura, obviamente, se não for estimulado por meio de maus-tratos. Há vários tipos de atividades no rodeio que chamam muito a atenção das entidades protetoras dos animais.”

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!