14/05/2024
07:50

Uma das pautas mais discutidas pelo Consórcio Nordeste é a ambiental. Por isso, será realizada, entre 12 e 18 de maio, a II Missão Internacional, que passará por quatro metrópoles europeias (Amsterdã, Roterdã, Bruxelas e Berlim) para discutir questões ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

Esta Missão será liderada por governadoras, governadores e secretários de Estado do Nordeste, representantes do Consórcio Nordeste e da Apex Brasil, e suas respectivas equipes.

“Esta agenda será de muita importância para que nós consigamos pensar e desenvolver uma política de crescimento econômico sustentável. O Nordeste tem se preocupado muito com a preservação do meio ambiente e de todo o seu bioma originário. É necessário também que comecemos a colocar em prática urgentemente o desenvolvimento da produção de energias renováveis, como o Hidrogênio Verde. O Nordeste está na vanguarda deste processo e terá muitos ganhos com a Missão na Europa”, pontua a presidenta do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Histórico da Pauta
Em setembro de 2023, os governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável.

Em novembro, também do ano passado, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações.

Em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima.

Após a apresentação no ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), em abril deste ano, formalizaram a criação do Fundo Caatinga com aval para o avanço em suas implementações.


Missão oficial

Durante a missão oficial na Europa, os representantes do Consórcio Nordeste iniciarão a jornada participando da World Hydrogen Summit, na cidade de Roterdã, na Holanda. O evento é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.

De lá, as delegações seguirão para Bruxelas e Berlim, onde se reunirão com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil.

O foco das discussões ambientais durante toda a missão na Europa serão projetos de energia renovável e hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.

veja a agenda no site do Consorcio Nordeste

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!