Além de conscientizar a população para doar, esses programas, que visam a sustentabilidade do sistema, reduzem complicações pós-operatórias e taxa de mortalidade de pacientes na internação, aponta pesquisa
Com a chegada do final ano, há uma queda acentuada nos estoques de sangue dos principais hemocentros do país, por isso a importância de campanhas de conscientização para engajar a população a fazer as doações de sangue de forma regular. Ouro líquido, é assim que o sangue costuma ser visto na comunidade médica. Tanto o sangue como os hemoderivados são valiosos e indispensáveis dentro do ambiente hospitalar.
Desde 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem solicitando oficialmente aos seus Estados membros a implementação de Projetos de PBM (em inglês, Patient Blood Management). Como o nome já indica, são programas de gerenciamento de sangue do paciente que requerem uma abordagem multiprofissional e multidisciplinar e visam o uso racional dos produtos sanguíneos dentro do ambiente hospitalar ao preservar o sangue do próprio paciente.
0 Comentários