247 – À medida que a Argentina se aproxima do segundo turno das eleições presidenciais de 2023, marcado para o domingo (19), uma das últimas pesquisas a ser divulgada aponta para uma liderança do ministro da Economia, Sergio Massa, embora a disputa com o adversário de extrema direita Javier Milei continue acirrada.
Em relação a levantamentos quantitativos, a pesquisa realizada pelo Celag entre 1 e 8 de novembro indica que Sergio Massa aparece com uma ligeira vantagem, obtendo 46,7% das intenções de voto, contra 45,3% de Javier Milei. Esse cenário de liderança de Massa também é corroborado pela Circuitos Consultora, que em seu levantamento de 6 a 8 de novembro, mostra Massa com 44,2% frente a 42,1% de Milei
No entanto, outras pesquisas indicam uma disputa mais equilibrada ou até mesmo uma vantagem para Milei. A Atlas Intel, por exemplo, em pesquisa de 1 a 3 de novembro, colocou Javier Milei à frente com 48,5%, enquanto Sergio Massa ficou com 44,7%. Da mesma forma, a Cb Consultora Opinión Pública, em seu estudo de 2 a 4 de novembro, mostra Milei liderando com 46,3% ante 43,1% de Massa. A Proyección Consultores também reflete um cenário favorável a Milei, com 44,6% contra 42,9% de Massa.
Além disso, pesquisa qualitativa divulgada pelo Celag nesta quinta-feira (15) oferece uma visão mais aprofundada sobre a percepção dos eleitores. O estudo sugere que Javier Milei gera mais receio entre os votantes em comparação a Sergio Massa. Contudo, uma maioria de 51% dos entrevistados acredita que Massa será o próximo presidente da Argentina, enquanto 43% veem Milei assumindo o cargo. (Com informações do La República).
0 Comentários