15/11/2023
09:40

A Escola Estadual Jesuíno Azevedo, localizada no centro da cidade de  São José do Seridó tem sido palco de importantes  projetos,onde seu alunado troca a sala de aula para vivenciar novas experiências na chamadas ‘’ aulas de campo’’ em momentos de descobertas e de  novas conquistas.

Nesta terça feira ,14, no auditório da Escola Estadual Jesuino Azevedo alunos, professores,representantes da 10ª Direc (Fabiana Dantas e Francisco),representantes do poder legislativo, professores de outras localidades e convidados tiveram a oportunidade de prestigiar o I Seminário Ensino e Pesquisa,as 19:20,na sede da unidade de ensino.

O seminário foi uma oportunidade de apresentar as experiências  e seus êxitos. Os alunos do EEJA destacaram ações exitosas, experiências que deram certo e sobretudo a conjunção entre o conhecimento e  a vivência.

O professor Josimar Araújo, mediador do seminário, destacou  a importância destes projetos, o envolvimento  dos alunos., o apoio da  escola  e os  resultados.

O aluno José Ivon Dantas-Duduca- apresentou  a sua experiência  com o cultivo da palma forrageira em  área  degradada e que critérios foi utilizado,destacando o apoio do governo municipal e da emater e a importância de se reinventar para fazer a diferença. O aluno que também tem uma propriedade rural , conta que escolheu terreno que estava degradado para fazer a experiência com o cultivo da palma a utlização de talos de capim e folha de coqueiro para proteger o solo.

A estudante Joilma Dantas falou sobre a técnica da alporquia com o limoeiro relatando  experiências exitosas.

A aluna  Andiaria  Medeiros    falou  sobre o rejeitado  ,a reutilização da água  após o  processo de desalinização e a ultização desta água nestes projetos.

Já Josimara apresentou informações sobre a  importância da Aroeira no processo de reflorestamento da caatinga.

Outro aluno, Cícero Clayton, ressaltou a importância da alporquia  destacando essa prática em umbuzeiros.

Para o professor Josimar Araújo o evento foi de grande valia e reuniu além dos professores e alunos  da escola outras pessoas que se interessam e lutam pela preservação do meio ambiente.

Carlos Felipe*

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!