03/08/2023
07:48

Cristiano Zanin
Cristiano Zanin (Foto: Agência Senado )

247 – A posse do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quinta-feira (3) às 16h. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, onde ele assegurou que cumprirá a Constituição e as leis.

“Os processos em que eu funcionei como advogado, eu não poderei vir a julgar este processo, esta causa, se estiver no Supremo Tribunal Federal. Por outro lado, questões futuras, processos futuros evidentemente que é necessário, para aquilatar ou não uma hipótese de impedimento ou suspeição, analisar os autos. Analisar quem são as partes, analisar qual é o conteúdo. Até porque eu não acredito que o simples fato de colocar uma etiqueta no processo, indicar um nome Lava Jato, isso possa ser um critério a ser utilizado do ponto de vista jurídico para aquilatar a suspensão e o impedimento”, afirmou Zanin quando questionado sobre sua imparcialidade em relação a processos que envolvam o interesse do presidente Lula, informa a Rádio Senado.

Com a presença de autoridades e algumas centenas de convidados, a cerimônia de posse de Cristiano Zanin será aberta pela presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber, com a execução do Hino Nacional na sequência. Zanin será conduzido ao Plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, e André Mendonça, o mais novo Então, Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição e o diretor-geral do Supremo, Estevão Waterloo, lerá o Termo de Posse, que será assinado por Rosa Weber e Zanin. Com isso, Cristiano Zanin será declarado ministro do Supremo Tribunal Federal.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!