16/05/2022
07:14

 

Paulo Dantas (MDB), com o ex-presidente Lula (PT), e o ex-governador de Alagoas Renan Filho (Foto: reprodução/Instagram)

 Revista Nordeste

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15), em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE). O vice-governador eleito é José Wanderley Neto. Os novos comandantes do Executivo, eleitos pelos deputados estaduais, vão exercer um mandato-tampão, válido até o dia 31 de dezembro de 2022.

O mandato-tampão é chamado assim porque ele é válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, que foram Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB), até que os eleitos por votação direta em outubro iniciem o mandato em 1º de janeiro de 2023.

Os deputados estaduais alagoanos tiveram de eleger um novo mandatário porque o ex-governador Renan Filho deixou o cargo, em abril, para concorrer ao Senado, enquanto o ex-vice-governador Luciano Barbosa se elegeu prefeito de Arapiraca em 2020.

A eleição de Paulo Dantas foi uma vitória do grupo político do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que comanda o estado desde 2015, e uma derrota para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que faz oposição ao governo do estado. Ao longo da última semana, ambos protagonizaram embates pelas redes sociais.

Dantas é aliado do senador Renan Calheiros e do ex-governador Renan filho, ambos do MDB, e será o candidato ao governo de Alagoas em outubro, quando tentará a reeleição. Ele já anunciou que apoiará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela presidência e terá o PT em sua aliança no estado.

A chapa vencedora teve 21 votos e foi eleita por maioria absoluta, em primeira votação, alcançando mais da metade dos votos dos membros do Legislativo Estadual (27 parlamentares).

A sessão contou com 25 deputados e duas ausências. Outras três chapas receberam um voto cada uma e um dos parlamentares presentes votou em branco.

O novo governador de Alagoas é natural de Maceió, produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac e exercia mandato como deputado estadual desde 2019.

A vida política de Dantas começou em 2005, quando assumiu a Prefeitura de Batalha, cargo para qual foi reeleito em 2008. Herdeiro de uma família política, Paulo Dantas é filho do ex-presidente da ALE, Luiz Dantas, que também atuou como secretário de Estado e ocupou uma cadeira no Congresso, como deputado federal por Alagoas.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!