Todos os espanhóis puderam deixar suas casas novamente neste sábado para passear ou praticar esportes, após 48 dias de confinamento rigoroso para deter a epidemia do novo coronavírus.
Depois de ter autorizado a saída de crianças com menos de 14 anos de idade desde 26 de abril, o governo deu um passo adiante no relaxamento das condições de confinamento impostas desde 14 de março, uma das mais rígidas do mundo.
Até agora, os espanhóis só podiam sair de casa para ir trabalhar — caso o teletrabalho não fosse possível —, comprar comida, ir à farmácia, ao médico ou fazer pequenos passeios com os cães.
— Vou sair pela primeira vez para uma pequena caminhada — disse Amalia García Manso, 87 anos, usando máscara e luvas, à AFP, caminhando lentamente pela Calle Mayor, no centro de Madri, apoiando-se na bengala e no braço da filha. — É uma pena, muito difícil, ver tudo fechado em Madri.
Essa medida entra em vigor coincidindo com uma desaceleração no avanço da pandemia, cujo pico foi atingido no início de abril na Espanha, um dos países mais afetados pela Covid-19.
No sábado, o número de mortes diárias permaneceu abaixo de 300 pelo terceiro dia consecutivo, com 276. O saldo total é de 25.100 mortes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
O GLOBO
0 Comentários