O PT acaba de eleger Raoni Fernandes como presidente do partido em Natal. Um petista tarimbado me disse que pela primeira vez a senadora Fátima Bezerra elege a maior parte dos delegados. Eles escolherão o presidente estadual. Isto trará consequências para 2018.
Chama atenção também o fato de que a senadora tem atendido pleitos da vereadora Natália Bonavides. É possível que Fátima atue para ajudar Natália numa disputa para estadual ou federal no ano que vem. Não se sabe ao certo se o deputado estadual, Fernando Mineiro, buscará a reeleição ou tentará uma vaga de federal.
As conversas que tive com petistas me levam a acreditar na seguinte conjuntura dentro do partido dos trabalhadores: Natália se aproxima de Fátima e de Odon, atual prefeito de Currais Novos. Novidade vinda da militância petista, ela terá base para ameaçar a eterna vaga de Mineiro na assembleia ou sair mesmo para federal.
Já Mineiro tenderá pela reeleição. Só sairia para federal se tivesse 100% de certeza da vitória. Isto implicaria obter o apoio irrestrito de Fátima Bezerra, o que não ocorrerá.
Fátima deve tentar o governo do Estado. Seu mandato é de oito anos e sua candidatura agora terá custo zero. A deputada federal, Zenaide Maia, deve ser sua companheira de chapa, disputando o senado.
Bem, como disse, são hipóteses lastreadas pelo que colhi no ninho estadual do PT.
0 Comentários