Levantamento obtido pelo ‘Estado’ aponta que os parlamentares podem se mostrar ainda mais sensíveis aos apelos da população
José Aldenir / Agora Imagens
Embora aliados do presidente tentem assegurar que a reforma da Previdência terá o apoio necessário para ser votada na Câmara dos Deputados, o diagnóstico dos debates sobre a proposta nas redes sociais já mostra o impacto das recentes acusações contra o presidente Michel Temer sobre essas interações.
Se antes o governo já estava perdendo a batalha da comunicação, segundo os próprios integrantes da base, desde ontem a expressão “Cassação da chapa Dilma-Temer” passou a ganhar destaque nas postagens relacionadas à reforma da Previdência, segundo levantamento obtido pelo Estadão/Broadcast.
Neste momento de ebulição política, a avaliação do resultado é de que os parlamentares podem se mostrar ainda mais sensíveis aos apelos da população contra as mudanças nas regras de aposentadoria. Por isso, manifestações contrárias em peso como foi verificado representam grande empecilho, apontou o coletivo Casa da Amendoeira, formado por especialistas em comunicação e autor do monitoramento. “O governo tenta aparentar normalidade, mas, mais uma vez, perde a guerra da comunicação virtual”, diz o texto.
O próprio relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), defendeu na noite desta quinta-feira, 18, a paralisação do andamento da proposta. “Certamente, não há espaço para avançarmos com a Reforma da Previdência no Congresso Nacional nessas circunstâncias”, disse em nota. O relator citou o “cenário crítico, de incertezas e forte ameaça da perda das conquistas alcançadas”.
Desde o início, “Fora Temer” já era um termo recorrente nas discussões sobre a proposta. Agora, ele ganhou força e começa a ser usado para pedir a renúncia do presidente. A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º de janeiro e 17 de maio em nove tipos de mídias sociais. O número de postagens com referências à reforma da Previdência chegou a 830.591, a maior parte delas no Facebook. A estimativa é de que esses comentários alcançaram até 184,9 milhões de pessoas.
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