06/04/2017
06:12

Semana de Segurança do Paciente MEJC RN

7 de abril é o dia em que se comemora o aniversário do Programa Nacional de Segurança do Paciente na Rede Ebserh.

Na última segunda-feira (03), a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) deu início à II Semana de Segurança do Paciente. O evento, tem como objetivo apoderar os funcionários quanto ao tema e reforçar os protocolos de identificação do paciente, cirurgia segura, parto seguro, segurança no uso, administração e dispensação de medicamentos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão, a fim de evitar falhas assistenciais que provoquem danos ao paciente.

A maternidade que é filiar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), traz este ano, além de um stand com jogos interativos e uma exposição fotográfica com as principais ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da maternidade, foi realizado, pela primeira vez, uma simulação cenográfica de um recém-nascido na unidade de terapia intensiva e de uma gestante no leito de alto risco, por meio da qual foi possível identificar os principais erros que podem ser cometidos, colocando em risco a segurança do paciente.

“A proposta de simulação é trazer a realidade para o público presente, apresentar possíveis erros de condutas e procedimentos que podem acarretar em sérios riscos para a segurança do paciente e como minimizar esses fatos”, afirma Edna Marta, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde da maternidade.

Ela comenta que o intuito do evento é minimizar possíveis erros assistenciais da equipe, seguindo corretamente os protocolos e as metas do Ministério da Saúde. “Sabemos que o hospital, em termos de riscos de acidente para o paciente, é o local mais inseguro. Estar dentro dele é estar sujeito a riscos. Seguir os protocolos diminuem as possibilidades de falhas assistenciais que tragam danos ao paciente”, explica.

A Gerente de Atenção à Saúde da Maternidade, Maria da Guia de Medeiros, ressalta a importância e a necessidade dessa ação para os pacientes dentro da casa.

“O Brasil tem trabalhado na prevenção de acidentes com os pacientes dentro das instituições. Existe uma frase conhecida que diz que é mais fácil morrer dentro de um hospital do que morrer numa queda de avião. Então, todas as pessoas precisam estar integradas de como é importante trabalhar a Segurança do Paciente enquanto eles estão internados”, falou.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!