Quando comparado com ano de 2015, comércio de varejo ampliado em 2016, que inclui todas as áreas do comércio mais os setores de veículos e de materiais de construção, tem queda de 11%. Varejo restrito, que não inclui as duas áreas citadas, tem queda de 9,2% no mesmo período.
Dados são de Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE, que explicou ao portal Agora RN que “ainda não há nenhum sinal de recuperação para a economia do estado, nas vendas do comércio”.
Segundo chefe do IBGE, comparação entre meses de 2016 com meses de 2015 apontam queda média em torno de 10%. “Mesmo comparando um mês com o mês anterior, como comparando setembro com agosto, por exemplo, o comércio do Rio Grande do Norte vem caindo continuamente”, explica.
A queda começou no primeiro trimestre de 2016 e foi de – 4,9% em relação ao último trimestre do ano anterior. O segundo trimestre deste ano teve queda de – 2,22% em relação ao primeiro e o terceiro trimestre, de – 3,94% em relação ao segundo. “O gráfico é de queda continuada e eu ainda não vejo no horizonte alguma perspectiva de melhora”, afirma Freire.
0 Comentários