Por FOLHA
A corrida eleitoral brasileira tem novos patrocinadores. Hoje, candidatos ricos são os campeões em doações eleitorais pelo país, segundo um levantamento feito pela Folha com base em dados entregues pelas campanhas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Donos de considerável patrimônio, eles são até aqui os grandes novos financiadores das eleições, em substituição a empreiteiras, bancos e frigoríficos –que, quatro anos atrás, lideravam esse ranking.
O levantamento considerou doações financeiras feitas até a última quinta-feira (22) e não levou em conta recursos do fundo partidário repassados às candidaturas.
“Tive que usar meu dinheiro para não deixar os fornecedores sem pagamento. Mas faço isso com tranquilidade, porque sempre fui cumpridor de meus compromissos”, afirma o candidato, que até agora bancou 72% da arrecadação da própria campanha.
Assim como ele, o empresário João Doria (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, doou R$ 2,4 milhões para a própria campanha, tornando-se o segundo maior doador nacionalmente. O valor é equivalente a pouco mais da metade do que ele arrecadou.
Para o cientista político Emerson Cervi, professor da UFPR, as novas regras de financiamento mantiveram a desigualdade de condições na disputa eleitoral. “De um lado, os ricos continuam a bancar suas campanhas. Do outro, candidatos sem dinheiro perderam a possibilidade de receber das empresas.”
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