12/03/2016
09:22

Por Heilysmar Lima

Jorge Fraxe revelou os investimentos (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)
Jorge Fraxe revelou os investimentos (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)

As rodovias estaduais do Rio Grande do Norte passarão por reformas de reestruturação e conservação a partir dos próximos meses. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 260 milhões nos mais três mil quilômetros de estradas administradas pelo governo do RN.

De acordo com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o General Jorge Fraxe, parte das obras serão de reconstrução. A outra será de reparos, que apenas amenizam os problemas. O diretor aponta que a falta de verba impede a realização de reformas de reestruturação em toda malha estadual.

Segundo Fraxe, para esse tipo de reparação, o investimento é de R$ 700 mil por cada quilômetro de estrada. “O custo é muito alto. Imagine fazer esse serviço para cobrir os três mil quilômetros. Nós chamamos de restauração, mas, na verdade, seria uma reconstrução. No entanto, não temos dinheiro para tudo”, declarou.

Os investimentos para as obras de reestruturação e conservação das rodovias tem origem da Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e do Banco Mundial.

Outras obras

Jorge Fraxe ainda listou outras ações do Governo do RN. Já na próxima semana a primeira delas deve ser finalizada. No Prolongamento da Prudente, na Avenida Omar O’Grady, o capeamento asfáltico será finalizado e será instalado um semáforo no cruzamento da via com a BR-101, em Emaús.

“Precisamos fazer uma desapropriação para continuar a duplicação do prolongamento da Prudente. Vamos fazer um serviço provisório de completar o asfalto até a BR-101. Até a próxima sexta-feira, essas mudanças deverão acontecer. A desapropriação deve sair, no mínimo, quatro meses”, revelou.

Diretor explicou o motivo das estradas apresentarem tantas falhas (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)
Diretor explicou tantas falhas nas estradas (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)

Outra obra importante para o estado é o acesso sul ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Segundo o diretor do órgão estadual, as obras estão adiantadas e devem acabar ainda em 2016.

“As obras já estão avançadas, mas dependemos de dinheiro para concluir. Se não faltar dinheiro, as obras devem ser concluídas no segundo semestre”, disse.

Asfalto ideal

O diretor do DER acredita que o problema das péssimas condições das estradas é antigo. Ele explicou à reportagem do portalnoar.com os procedimentos necessários para a construção das rodovias.

Inicialmente, devem ser feitas três camadas de sustentação – chamadas de reforço do subleito, sub-base e base – antes da colocação do asfalto. No entanto, acontece que as estradas do RN foram construídas apenas com uma camada de piçarra – grãos de rochas em formato arredondado – e o asfalto.

“As estradas foram construídas para um fluxo pequeno de carros. O que aconteceu é que o número saltou de 100 mil para 1 milhão”, comentou.

Publicado por: Chico Gregorio

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