A CBTU comemorou, nesta semana, o compromisso firmado pelo secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, Maurício Muniz, de incluir a obra de ligação ferroviária ao aeroporto na próxima edição do programa, o PAC3, cujo lançamento é previsto para os próximos meses. A linha férrea que sai da Ribeira, em Natal, e segue pela BR-101 norte terá um eixo, uma estação de transbordo, na altura na fábrica da Ambev. De lá partirá uma linha de 17,3 km até o aeroporto. O custo previsto é de R$ 249,8 milhões e todo o processo – a partir do início da obra – pode durar cerca de dois anos. A perspectiva do superintendente da CBTU em Natal, João Maria Cavalcanti, é que o processo licitatório seja integrado (através de Regime Diferenciado de Contratação – RDC), o que pode agilizar a conclusão. Outro fator, que, de acordo com o superintendente, facilita a instalação da linha, é sua localização. Ela vai margear a BR – área pertencente ao Dnit, que já teria concordado em ceder o espaço. “Dessa forma, não precisamos perder tempo, por exemplo, com desapropriações e idenizações”, explicou
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